You are currently viewing Trânsito de Morro da Fumaça é discutido entre a Administração Municipal e Conselho Municipal de Trânsito

Trânsito de Morro da Fumaça é discutido entre a Administração Municipal e Conselho Municipal de Trânsito

Na manhã desta quinta feira (11), estiveram reunidos na sede da prefeitura o Conselho Municipal de Trânsito, grupo de arquitetos voluntários que estudam o desenvolvimento urbano do município, técnicos da Secretária de Obras, Polícia Militar e representantes de autoescolas, para debater a atual engenharia de tráfego da área central de Morro da Fumaça.
A reunião se concentrou na apresentação de parte dos estudos desenvolvidos pelos arquitetos e urbanistas, com foco na área central do município, onde apresentaram a estrutura atual, seus problemas e possíveis soluções para saná-los.
Para o arquiteto/urbanista e conselheiro municipal de Trânsito, Selio Heleno da Silva, há mais ou menos oito meses o grupo desenvolve estudos considerando a cidade como um todo. "Estamos analisando todos os núcleos urbanos e pensando no desenvolvimento da cidade daqui a 50 anos ou mais. Hoje, estamos apresentando apenas uma parte deste estudo, adequando as necessidades imediatas do trânsito no município", explica o arquiteto.
Segundo o prefeito Agnaldo Maccari a cidade foi crescendo de uma forma desordenada e sem planejamento no trânsito. "Precisamos sentar e escutar primeiro de quem pode contribuir de forma técnica e qualificada sobre o trânsito. Temos que tomar decisões acertadas, embasadas no interesse da coletividade, pensando no futuro de nossa cidade", destacou Maccari.
Neste encontro, foi apontado os maiores gargalos a serem enfrentados, como por exemplo, os cruzamentos na Caixa Econômica Federal e do Supermercado Maccari, o sentido de vias que não comportam mão dupla, como a Rua Dom Anselmo Pietrulha ao lado da igreja matriz, e também, a dificuldade de estacionamentos, entre outros. Os arquitetos irão desenvolver estudos individualizados de cada um destes gargalos para que possa ser marcado uma nova reunião e dar andamento aos trabalhos.
Ao final do projeto, o grupo irá emitir uma orientação normativa, ou seja um documento por escrito, para a administração pública apresentar a comunidade e por em prática as sugestões de melhoria nas áreas estudadas.
"A principal contribuição deste conselho é juntar diversos setores da sociedade para que a proposta final seja a mais adequada às necessidades de Morro da Fumaça, evitando arbitrariedades e privilegiando o conhecimento técnico e vivenciado no dia a dia dos envolvidos. Morro da Fumaça precisa começar a crescer de forma responsável e planejada", frisou o presidente do Conselho de Trânsito, Renato Cechinel.
Participaram do encontro o prefeito Agnaldo Maccari, presidente do Conselho Municipal de Trânsito, Renato Cechinel e integrantes do conselho, Claudenir Medeiros da Rosa, Adriano Dozol Alexandre, arquitetos/urbanistas, Selio Heleno da Silva e Adriano Pereira, Sargento da Polícia Militar, José Augusto Rodrigues, e representando as autoescolas, Mibsã Janine Antunes da Silva.


Gabriela Recco
Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Morro da Fumaça/SC
imprensa@morrodafumaca.sc.gov.br
(48)8805-1644 / 9604-5162