You are currently viewing Lançados I Jogos Escolares de Criciúma e a Copa FME de Futebol de Campo

Lançados I Jogos Escolares de Criciúma e a Copa FME de Futebol de Campo

Com a presença de dirigentes esportivos, a Administração Municipal, através da Fundação Municipal de Esportes (FME) apresentou à imprensa local, na tarde desta quinta-feira (28), no Ginásio Municipal Irmão Valmir Orsi, os I Jogos Escolares de Criciúma (Joescri). A competição ocorrerá de 10 a 18 de outubro e contará com a participação recorde de 1,8 mil alunos inscritos, representando 34 escolas das redes municipal, estadual e particular.

Os campeões nas doze modalidades incluídas aos Joescri, conforme explica o diretor de Projetos Comunitários da FME, Jorge Davi, assegura participação na fase microrregional dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC). Em relação à fase municipal dos JESC, que ocorrem todo ano, o número recorde de inscritos bateu recorde. "Faremos do Joescri um evento com o tamanho e a grandeza que Criciúma e os criciumenses merecem. Buscaremos cada vez mais trazer as escolas e envolver os pais", prevê Davi.

O viés do esporte como fator de inclusão social e cidadania recebeu destaque no pronunciamento do prefeito Márcio Búrigo. "Cada criança que tiramos da rua, damos a oportunidade para a criança se tornar um cidadão do bem, no futuro serão médicos, professores, trabalhadores que terão em sua formação a "bagagem" de participar destes eventos esportivos, que lhes fornecem valores importantes como companheirismo, espírito de equipe, respeito, disciplina e outros predicados fundamentais para homens e mulheres de destaque na sociedade", enalteceu.

Prestigiando o evento, o presidente da Fesporte, Marcelo Kowalski, lembrou como é interessante envolver as crianças nas atividades esportivas. "Na escola as crianças têm os primeiros contatos com o esporte e Criciúma sai, com este gesto, vai se consolidar como referência na formação de talentos para o cenário catarinense e nacional", exaltou Kowalski.

Para o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) Renato Valvassori, o envolvimento da Secretaria da Educação no projeto foi fundamental. "A parceria com a foi importantíssima para que envolvêssemos o maior número possível de alunos. Estes jogos vêem para ficar e marcar a FME e a cidade" acredita.

Copa FME
A Copa FME de Futebol de Campo movimentará a modalidade que não está incluída nos Joescri por seguir os padrões dos JESC. O torneio será disputado por núcleos do Programa Cidade em Ação, nas categorias sub-14 e sub-12. As primeiras partidas ocorrem neste sábado (30).

Modalidades dos Joescri:
Atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol e xadrez.

Decom Criciúma
Texto: Carlos Taranto Filho
Fotos: Cristian Pereira Merencio