O projeto está orçado em quase R$ 6,0 milhões e compreende um trecho de 4,94 km. A obra deve seguir com pavimentação, calçada e ciclovia desde a Vila São José até Morro Bonito, e será complementada no trecho já asfaltado, entre Vila São José e SC-445, com ciclovia e calçada.
"Esta obra é bastante representativa para o município. Além da mobilidade, pois a via pavimentada vai auxiliar para desafogar o acesso à cidade; Içara vai contar com o alto fluxo de turismo religioso que por si só justifica o investimento que deve ser viabilizado pelo governo municipal em parceria com o estado", assinalou o prefeito Murialdo Canto Gastaldon que ouviu algumas solicitações e ressaltou o desejo do governo em contribuir. "Içara foi escolhida e é claro que nosso município, mesmo com o Santuário fazendo parte de uma Diocese com mais de 30 cidades, tem e terá maior responsabilidade. Estamos felizes com esta grande e significativa obra sendo construída em nossa cidade".
"O projeto está pronto. A documentação foi entregue ao estado. O vice-governador, Eduardo Moreira, já tem conhecimento e demonstrou interesse em viabilizá-lo", emendou o vice-prefeito Sando Serafim. "Além do vice-governador o deputado Doia Gugliemli também está empenhado na viabilização dos recursos", completou o chefe do Executivo.
Pensado apenas na pavimentação o Bispo, assim como os demais participantes do encontro ficaram surpresos com a proposta que contempla além do calçamento a acessibilidade para as pessoas trafegarem em segurança. "Estamos felizes, pois planejar as coisas com tempo é o caminho adequado para a sua efetivação e foi o que vocês nos mostraram. Pensaram o Santuário para mais de 30 anos", ressaltou o Bispo. "Esta obra vai atingir mais de 600 mil fiéis de nossa diocese e ainda milhares de pessoas de outras regiões. Uma obra importante que conta com a colaboração de todos para a sua realização", destacou o Pe. Vander agradecendo o empenho do governo e de todos que contribuem com a sua efetivação.
A reunião, que contou com a participação de aproximadamente 40 pessoas, entre elas os secretários de Obras, Geraldo Baldissera, e de Articlação, Marli de Faveri, além do empresário Zefiro Giassi, teve a presença e o depoimento emocionado da grande idealizadora do Santuário, Dona Ana Giassi, que por meio da fé resolveu levantar a bandeira para a construção do grande templo e encontrou em centenas de pessoas disposição para ajudar.
"Eu acredito que não seja um projeto meu, mas sim um projeto de Deus. Hoje estou muito feliz com mais este passo dado, mas ao mesmo tempo com uma grande responsabilidade. Afinal, muita gente está envolvida e eu acredito no Sagrado Coração de Jesus porque é o prolongamento de nossa igreja com Deus", descreveu explicando que "se Deus nos permitiu tanto por que não deixar algo em nome da fé. Enquanto eu puder, vou fazer mais".