You are currently viewing Campanha contra a Influenza é aberta em Morro da Fumaça com inauguração de sala de vacina

Campanha contra a Influenza é aberta em Morro da Fumaça com inauguração de sala de vacina

O Governo Municipal de Morro da Fumaça, por meio da Secretaria de Saúde, abriu neste sábado (26) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Este ano, a meta é vacinar 4557 pessoas no município. No dia de mobilização nacional todas as unidades de saúde estiveram abertas, durante todo o dia. A vacina da influenza protege de três vírus: influenza A (H1N1), (H3N2) e influenza B.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Janete Bordin, explica que durante a campanha deverão ser vacinadas 336 crianças de seis meses a dois ano 11 meses e 29 dias, 676 crianças de 2 anos a 4 anos, 173 trabalhadores da saúde, 183 gestante, 30 puerperais, 1377 idosos e 1752 paciente doentes crônicos. "A meta é atingir 80% do público alvo", ressalta a enfermeira. A campanha continua até o dia 9 de maio, e a população poderá ter acesso à vacina nas Unidades Básicas de Saúde que trabalham com sala de vacina.

Nova sala de vacina

A solenidade de abertura da campanha foi realizada na Unidade de Saúde Iwaldo Luciano, no loteamento Graziela, com a inauguração da sala de vacina. Em torno de 1,6 mil pessoas usufruem da unidade, que além das melhorias na infraestrutura, ganhou reforço com o aumento de profissionais para atendimento da população. "Hoje há um médico que atende todos os dias, coisa que antes não tinha", destaca o secretário de Saúde, Miguel Zaccaron Darolt. "Com a ampliação e reformas que estamos fazendo em todas as unidades de saúde do município, vamos melhorar o atendimento e disponibilizar salas para vários serviços oferecidos à comunidade fumacense", finaliza.
Esta é a quarta sala de vacina no município, sendo que as outras são no Centro, Bairro Naspolini e em Estação Cocal. "A sala de vacina em cada unidade de saúde é importante porque é acesso fácil para as pessoas, devido a mobilidade, facilitando com que todas as vacinas fiquem em dia, principalmente, nas crianças", destaca a enfermeira Janete.
O morador Adelino Leopoldo Maciel, 74 anos, recebeu a vacina e comenta que o atendimento está cada vez melhor. "Eu já gostava do atendimento, mas agora está bem melhor, ainda mais com médico todo dia", destaca. A moradora Antonia M. de Matos, 75 anos, também concordou. "Tudo está ficando melhor".
Participaram da abertura e inauguração o vice-prefeito, Marci Sartor, o vereador Ademar Bertan, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ari Arlei Matos, servidores da saúde e comunidade em geral.

Texto e foto: Gabriela Recco