As pessoas que se enquadrarem dentro dos grupos autorizados a tomarem a vacina têm até as 17 horas deste sábado, (26), para procurarem uma Unidade de Saúde próxima da sua casa para tomar a dose da Campanha Nacional contra a Influenza. O prefeito Márcio Búrigo, aproveitou a oportunidade para verificar o andamento da vacinação durante a manhã deste, sábado.
Conforme o prefeito, a meta do município é atingir o maior número de pessoas que se encaixam dentro de cada grupo, pois é necessário evitar que a doença atinja a população. "Há uma grande preocupação por parte da Administração Municipal em que a meta seja cumprida. Por isso pedimos que a população continue comparecendo nas Unidades de Saúde até o dia 9 de maio quando se encerra a campanha, para tomar a dose da vacinação. Percebi nos locais onde passei que as pessoas estão aderindo a campanha e comparecendo significativamente. Espera ainda, que possamos ultrapassar a meta preconizada pelo Ministério da Saúde em Criciúma é a imunização de 80% de um público alvo de 58.260, o que representa mais de 46 mil pessoas", declarou Búrigo.
A novidade para este ano, ficou por conta da ampliação do público infantil. Agora a vacinação deve ser feita em criança de seis meses até menores de cinco anos. Antes era dos seis meses até menores de dois anos. Além desta primeira faixa etária integram o grupo de risco, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, povos indígenas, população carcerária e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas (respiratórias, cardíacas, renal, hepática, neurológica, diabetes, imunossupressão e obesos) e acamados.
Unidade de Saúde do Renascer aproveita oportunidade para realizar Sisvan
Os moradores do bairro Renascer tiveram um incremento a mais na mobilização de vacinação realizada neste sábado. De acordo com a enfermeira responsável pela Unidade, Daniela Guisi, a oportunidade foi aproveitada para aplicar o Sistema de Vigilância Alimentar Nutricional (Sisvan). "Aproveitamos a presença da população para realizar pesagem e assim acompanhar o desenvolvimento da população, pois temos que despertar a consciência da importância da alimentação saudável", relatou a enfermeira.
Texto e fotos: Milena dos Santos