Para dar agilidade ao atendimento das gestantes e o diagnóstico rápido de gravidez e de doenças sexualmente transmissíveis, a Secretaria Municipal de Saúde fez a entrega, na manhã desta terça-feira (18), na sede da AMREC, de 46 detectores fetais e de 10 mil testes rápidos de HCG, Sífilis e HIV que serão utilizados nos postos de saúde.
O detector fetal é um aparelho portátil que servirá para verificar os batimentos cardíacos do bebê durante a consulta de pré-natal. Dependendo da freqüência cardíaca, conforme a gerente distrital de saúde, Letícia Vieira de Oliveira Rodrigues, é possível, se for necessário, fazer o encaminhamento ao médico para exames.
Os testes rápidos de HCG, Sífilis e HIV reduzirão a espera do diagnóstico de 30 dias para um dia e até mesmo na hora. "Antes eram feitos em um único local e encaminhados ao laboratório, levando uma semana, 30 dias para ter o resultado. Assim, com o diagnóstico precoce é possível adiantar o tratamento também", explicou.
A implantação desses testes e equipamentos integram a temática Rede Cegonha. "É uma alegria muito grande esta ação do governo em investir em prevenção em patologia da gestante. Ganham as equipes de trabalho e as gestantes", comentou o secretário de saúde de Criciúma, Paulo Conti.