A criação tem o objetivo de melhor atender o cidadão. Todas as secretarias irão implantar o sistema.
Todas as secretarias têm até o fim do ano para a criação e legalização de procedimentos administrativos para cada ato do poder público. A frente da proposta, a Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda iniciou há três meses a implantação do setor de Monitoramento e Avaliação. Em reunião realizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Bairro Jaqueline, com a presença do prefeito e vice, Murialdo Canto Gastaldon e Sandro Giassi Serafim e a secretária, Juci Fernandes, foi apresentado o processo de trabalho.
O setor de Monitoramento e Avaliação é vinculado à gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e tem como objetivo a produção e a sistematização de informações territorializadas sobre as situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos. Também o acompanhamento dos padrões de ofertas dos serviços nas unidades da assistência social, produzindo e sistematizando informações que demonstrem a qualidade dos serviços ofertados.
Conforme Juci, o Setor de Monitoramento e Avaliação também deverá apoiar as atividades de planejamento, supervisão e execução dos serviços socioassistenciais, por meio do fornecimento de dados, indicadores e análises que contribuam para efetivação do caráter preventivo e proativo da política de assistência social, assim como para a redução dos danos. "O foco prioritário desta reunião foi à troca de informações a respeito do processo de trabalho realizado pelos diversos profissionais nos serviços, programas, projetos e benefícios na área de Assistência Social e suas possibilidades de aprimoramento", explica a secretária. "Esta iniciativa da Secretaria integra também um conjunto de ações que a Administração Municipal irá planejar e executar para melhor atender o cidadão, por meio dos protocolos de atendimento", complementa o prefeito.
As primeiras atividades realizadas pelo Setor de Monitoramento e Avaliação serão a identificação e elaboração dos fluxogramas de atendimento dos serviços, a introdução de uma prática sistemática de aplicação de instrumentos de registros. Ainda a elaboração de relatórios mensais de atendimento e de procedimento, a sistematização de informações, e consequentemente, o monitoramento e avaliação permanente dos serviços socioassistenciais ofertados.
Participaram da reunião os profissionais que atuam na Política de Assistência Social de Içara, os lotados no órgão gestor e Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, coordenadores de CRAS e os dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV e coordenador de CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social.
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