Uma reunião realizada entre o prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon, e membros do Movimento Negro de Ação Social Osvaldo Duarte deu inicício na manhã desta sexta-feira às tratativas para a formulação do Conselho de Proteção da Igualdade Racial de Içara. A criação tem a proposta de promover a integração e igualdade racial com políticas públicas de inclusão social.
"Precisamos trabalhar políticas de inclusão para o negro se auto-afirmar, gozar de seus direitos, como as cotas. O presidente Lula iniciou o resgate aos direitos e benefícios que até então o negro não tinha", exemplificou Luis Fernando Sabino.
Conforme Terezinha Chagas, a ideia é posteriormente criar a Coordenadoria de Proteção da Igualdade Racial de Içara (COPIRI). "Criciúma é a única da região carbonífera que já conta com a Copirc. Ela foi criada há cerca de quatro anos. Existe uma lei federal que prevê a criação da coordenadoria nos municípios", explica Terezinha.
Murialdo apóia a iniciativa da criação de um Conselho, mas ressalta a importância de ampla representatividade. Neste sentido, uma grande reunião será organizada para o mês de setembro. Também participou do encontro com o prefeito, Braz Emílio de Souza e Maria Léia dos Santos Botêga – membros Movimento Negro de Ação Social Osvaldo Duarte.
Francis Leny – 99293059
Assessoria de Comunicação PMI
(048) 34313537 – 34313525