Secretaria de saúde prepara Semana Mundial de Amamentação

O leite amarelo e pegajoso produzido no final da gravidez é recomendado como alimento para os recém-nascidos.  A amamentação deve ser iniciada na primeira hora após o nascimento, de preferência até os seis meses. Por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), a primeira semana de agosto é instituída a Semana Mundial da Amamentação. A secretaria de saúde de Criciúma, em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), realiza uma série de trabalhos com os profissionais de saúde, entre os dias 1° e 7.

A primeira atividade da semana ocorre com um ciclo de palestras, a partir das 8 horas, no Auditório Ruy Hulse, na Unesc, com dentistas e nutricionistas de Criciúma e cidades vizinhas. Os profissionais também realizam trabalhos de orientação para o público alvo.

Para a coordenadora de nutrição da Secretaria do Sistema de Saúde, Débora Antunes Berti, fala da necessidade de repassar informações aos profissionais. "É muito importante que muito mais pessoas se sensibilizem quanto à importância do líquido, assim mais mães vão receber estas informações", informa.

Ela conta sobre a importância da amamentação na vida da criança. "É por meio do aleitamento materno que o recém-nascido recebe os nutrientes necessários para o organismo. Deste modo, é essencial que eles sejam alimentados durante os primeiros seis meses exclusivamente com leite materno" destaca Débora.

O movimento é um excelente exercício para o desenvolvimento dos músculos da face da criança e ajuda na formação da arcada dentária, da fala e, ainda, melhora a respiração da criança, segundo a coordenadora da Saúde Bucal da Secretaria do Sistema de Saúde, Sônia Zaccaron. "A amamentação prepara a criança para a mastigação", afirma Sônia.

 

Mais informações:
Débora Antunes Berti: 9967.8350
Sônia Zaccaron: 3445.8433
Texto: Lucas Sabino
Diretoria Executiva de Comunicação
www.criciuma.sc.gov.br