You are currently viewing Márcio Búrigo prestigia apresentação do novo marco regulatório para mineração

Márcio Búrigo prestigia apresentação do novo marco regulatório para mineração

Normatização incide sobre setor importante da economia de Criciúma e a região Sul do Estado

O Governo Federal apresentou, nesta terça-feira (18), o novo marco regulatório para o setor da mineração. As novas regras, apresentadas pela presidente Dilma Rousseff e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, estabelecem novidades na configuração da distribuição de royalties. O prefeito Márcio Búrigo e uma comitiva do Sul Catarinense acompanharam a solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

A alíquota da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem) terá teto máximo de 4%. Além disso, será criado o Conselho Nacional de Política Mineral, órgão encarregado de assessorar a Presidência da República para as políticas do setor, com o objetivo de fortalecer sua participação no Produto Interno Bruto (PIB). O atual Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) passará a exercer papel de agência reguladora do setor, sob o nome de Agência Nacional de Mineração.

"Este é um momento histórico para o Brasil, ao encaminhar para exame do Congresso Nacional o marco para o setor mineral. Isso atende a uma exigência incontornável do nosso tempo e um novo e largo horizonte para um dos setores fundamentais da vida brasileira. Apesar do vasto território e imensas riquezas minerais, o Brasil aproveita muito pouco (essas riquezas) e os 4% do (setor no) PIB demonstra essa assertiva", disse o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, durante o lançamento da proposta do novo marco.

De acordo com a proposta apresentada pelo governo, a concessão será precedida de licitação para promover concorrência entre os agentes. "Essas concessões terão duração de 40 anos prorrogáveis por mais 20, sucessivamente", disse o ministro. "Esse prazo terá renovação sucessiva, mas com obrigações legais claras e ênfase na proteção do meio ambiente", complementou a presidenta Dilma Rousseff.

Estiveram na cerimônia, além do prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, o chefe do Executivo Municipal de Forquilhinha e presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera, Lei Alexandre, os representantes do Siecesc, Ruy Hülse, Fernando Zancan e Cleber Gomes, e os empresários Alfredo Gazzola, Edson Hertel, Valcir Zanette e Sidnei Novack. O deputado federal gaúcho Afonso Hamm acompanhou os representantes do Sul Catarinense.

Agenda em mais dois ministérios

O prefeito Márcio Búrigo, acompanhado do gerente de projetos da Secretaria do Sistema de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana de Criciúma, José Sérgio Búrigo, visitaram no período da tarde os Ministérios das Cidades e da Saúde. Na pauta, os representantes do Município encaminharam o andamento de projetos de Criciúma e a solicitação de recursos para as execuções.

 

Com informações da Agência Brasil
Foto: Assessoria Deputado Afonso Hamm (RS)
Diretoria Executiva de Comunicação – 9162-8993 e 3431-0038
www.criciuma.sc.gov.br