Os içarenses tiraram a quarta-feira (29) para se exercitarem no Dia Mundial do Desafio. Incentivados pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Esportes, os moradores fizeram caminhadas, alongamentos, corridas e jogos esportivos. As atividades realizadas em Içara foram registradas e serão comparadas em número com a cidade gaúcha de Monte Negro.
As atividades também aconteceram em repartições públicas (secretarias, CRAS, SAMAE, FUNDAI, FME, Casas do Professor, Casa da Cultura, NASF…), nas escolas, Centros de Educação infantil, Fundação Cultural (com professores e alunos das oficinas de violão, balé clássico e danças urbanas), alunos e professores dos projetos esportivos, academias, entidades e encerrou com a apresentação de centenas de mulheres participantes do Projeto municipal "Içara em movimento", no Módulo Esportivo, onde também aconteceu a participação dos alunos do projeto Tigrinhos, que ainda receberam o kit esportivo para treinamento.
Pelo primeiro ano, e com a participação de dezenas de competidores, aconteceu a corrida do Desafio, com percurso de três quilômetros, onde todos os participnates receberam medalha. "O governo se preocupa em proporcionar condições para que a população pratique atividade física, prova disso são os inúmeros projetos esportivos que desenvolvemos. E este Dia do Desafio é mais uma oportunidade de incentivar e estimular as pessoas a cuidarem da saúde através da atividade física", assinalou o presidente da FME, professor Flavio Felisberto, no encerramento das atividades.
"Uma ação importante por que a atividade física funciona como medicina preventiva e, consequentemente, eleva a qualidade de vida das pessoas", enfatizou o vice-prefeito de Içara, Sandro Giassi Serafim, que também esteve no Módulo Esportivo para prestigiar as apresentações que encerraram o Dia do Desafio.
No ano passado Içara conseguiu mobilizar 34% da população. Número bem acima dos 9% alcançados em 2011. Dados que fazem a equipe da Fundação acreditar na conquista. "Conseguimos envolver um número significativamente maior que no ano passado, e isso nos deixa confiante", disse a diretora técnica da FME, Denise Bardini, acrescentando: "mesmo que Içara não vença a cidade gaúcha estamos felizes com o número de pessoas que conseguimos envolver e que vão, a partir de hoje, começar a praticar algum tipo exercício físico".
Os números de Içara já foram encaminhados ao SESC, organizador da ação, que deve apresentar o resultado comparativo na próxima semana.
Alexandra Cavaler – (048) 84778384 – 99108951
Assessoria de Comunicação PMI
(048) 34313537 – 34313525