Creas realiza 3° Seminário sobre enfrentamento e combate a exploração sexual

Em alusão ao "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", o Centro de Referência Especializada em Assistência Social de Criciúma (Creas), realiza, nesta terça-feira (14), o 3° Seminário sobre enfrentamento e combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil. O evento está sendo desenvolvido para profissionais da rede sócio- assistencial e ocorre, a partir das 13h30, na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC).

De acordo com a coordenadora do Creas, Andrea Vieira da Silva, o evento está sendo realizado para que o problema não passe despercebido. "Queremos que todos os profissionais da rede sócio-assistencial de Criciúma sejam capacitados e conscientizados. É uma situação muito difícil de lidar no dia-a-dia. No município, no ano de 2012, o Creas registrou novos casos vítimas de violência e exploração sexual infanto-juvenil", comenta a coordenadora.

A Lei Federal 9.970/00 instituiu o dia 18 de maio como "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes". A conquista demarca a luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes brasileiros. O código veio para garantir o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Andrea pondera ainda que muitas vítimas não denunciam a violência. "Em grande parte dos casos envolvendo crianças e adolescentes, o autor do crime é uma pessoa próxima ao agredido, o que torna ainda mais difícil perceber a violência que acontece dentro de própria casa. A proximidade entre agressor e abusado faz com que, muitas vezes, o crime não seja denunciado", observa.

No período entre janeiro a abril de 2013 foram registrados 18 novos casos de violência sexual infanto-juvenil em Criciúma. Os trabalhos desenvolvidos pelo Creas são em rede com a Delegacia de Proteção a Criança e Adolescente, Conselho Tutelar, Poder Judiciário e demais órgão afins. Para incentivar as denúncias dos casos de violência sexual, foi criado o Disque Denuncia Nacional, através do número 100.

Estatísticas dos agressores no Município de Criciúma

68% dos agressores são da própria família da vítima.
42% são pessoas conhecidas ou desconhecidas.

Casos registrados de abuso sexual no Creas:                      

Ano de 2009 – 62
Ano de 2010 – 74
Ano de 2011 – 55
Ano de 2012 – 53
Ano de 2013 – 18

 

Mais informações:
Andrea Vieira/34458925
Texto: Milena dos Santos
Fotos: Arquivo/Decom
Diretoria Executiva de Comunicação
WWW.criciuma.sc.gov.br
3431.0047 ou 9162.8993