You are currently viewing Crime ambiental foi flagrado pela Fundai e Polícia Ambiental em Içara

Crime ambiental foi flagrado pela Fundai e Polícia Ambiental em Içara

Área desmatada é maior que cinco campos de futebol: 23 mil metros quadrados

A Fundação de Meio Ambiente de Içara (FUNDAI) acompanhada da Polícia Militar Ambiental autuou em flagrante três pessoas envolvidas no desmatamento de uma área de 23 mil m²  (área equivalente a mais de cinco campos de futebol) na localidade de Espigão, em Vila Nova. A ação aconteceu após denúncia.

Segundo o soldado Gibran Grechi, que coordenou a ação, apenas uma das pessoas será responsabilizada e contra ela dois autos de infração foram gerados: "um por porte de motosserra sem registro e outro por desmatamento. Os outros dois envolvidos terão os nomes arrolados no processo", explicou acrescentando que o dono das terras ainda é desconhecido.

A equipe da Fundai fará a colaboração técnica "para instruir o processo e montagem de relatório que será repassado à Policia Ambiental para que a multa seja estipulada. Depois a documentação será enviada ao Ministério Público para a apuração criminal", relatou o presidente da Fundai, Eduardo Rocha, ressaltando que nos últimos três anos foi zero a taxa de desmatamento em Içara:  "é lamentável que atos como este ainda ocorram. É lamentável que as pessoas não tenham consciência dos danos causados à natureza, enfim à vida ao cometer crimes ambientais".

Acredita-se que o desmatamento no local seja para posterior retirada de argila. De acordo com polícia o responsável pode ser punido administrativamente, com multa de 21 mil reais, e criminalmente com até três anos de detenção.  A operação foi acompanha por mais dois policias ambientais e pelos geólogo da Fundai, Ricardo Garcia, e pelo fiscal, Mucio Bratti Junior.

 

Alexandra Cavaler – (048) 84778384 – 99108951
Assessoria de Comunicação PMI (048) 34313537 – 34313525