Uma grandiosa estrutura instalada na Rodovia Luiz Rosso, uma das principais vias de entrada e saída de Criciúma, abriga o Pátio de Máquinas da Prefeitura Municipal. O local concentra várias equipes que levantam cedo para, a partir das 7h, espalharem-se pelos bairros com a finalidade de promover melhorias e realizar manutenções em ruas e prédios públicos. Conduzindo retroescavadeiras, niveladoras, rolos compressores, caminhões e até carros, os funcionários cumprem à risca o papel de colaboradores na missão de cuidar da cidade.
Boa parte dos serviços de manutenção de ruas, praças, edificações públicas e do próprio maquinário concentram-se no local. Uma fábrica de artefatos de concreto possibilita maior facilidade de reposição de tampas de boca-de-lobo, meios-fios, lajotas e outros. Os caminhões restauradores carregam as frentes responsáveis por executar os reparos. "Temos também uma carpintaria, que faz todo tipo de consertos e trocas de materiais danificados de todos os prédios públicos. Esse pessoal circula o dia todo e sempre estão com trabalho a fazer", conta o chefe do Pátio de Máquinas, Sírio Cirimbelli.
O patrimônio da Prefeitura Municipal de Criciúma reúne um total de 260 equipamentos motores, entre maquinário pesado, caminhões e veículos pequenos. O somatório inclui o pátio central, as subprefeituras, fundações e autarquias. "Possuímos também uma carreta-prancha, que faz o transporte das máquinas. Com isso não precisamos terceirizar o frete e economizamos recursos", ressalta o subprefeito da Região Central e Próspera, Sílvio De Bem.
Lidar com dinheiro público requer responsabilidade. Por este motivo, há muito rigor no controle dos gastos. "Fizemos aqui o abastecimento de toda a frota, com informações de quantidade de combustível e quilometragem rodada que é sempre anotada. Cada caminhão com carga de materiais deve passar pela pesagem na entrada e na saída", garante o encarregado geral de Mecânica e Equipamentos, Nereu Tinelli.
Entre os serviços prestados pelos servidores do Pátio de Máquinas mais percebidos pelo cidadão estão a pavimentação, limpeza e iluminação pública (esta de responsabilidade da Contribuição para o Custeio de Iluminação Pública (COSIP), órgão também instalado no local). Três frentes dividem-se na implantação e manutenção nas vias: uma para tapa-buracos e outras duas para colocação de base e a camada asfáltica. Os que têm a função da limpeza fazem serviços de retirada de entulhos, corte de grama e varrimento de ruas e praças.
Manutenção da frota
O constante uso condiciona o maquinário da Prefeitura Municipal de Criciúma a passar por trocas periodicamente. Leilões promovidos recentemente tiveram o objetivo de descartar veículos e máquinas avaliados como inservíveis e arrecadar recursos. "Colocando na ponta do lápis, vimos que seria mais barato renovar em relação aos custos de manutenção", conta o Diretor de Patrimônio do Município, Henderson Giassi.
Oficinas de mecânica leve e pesada, chapeação e pintura, lavação externa e limpeza interna mantém os veículos aptos a circularem e prestarem um serviço de qualidade aos criciumenses. Um dos veteranos deste time é o mecânico ajustador Oscar Luiz. A função de realizar manutenção nos caminhões do Município ocupa metade dos 64 anos de vida. "Com as trocas do maquinário e a mudança do antigo local, na Avenida Centenário para onde estamos hoje melhoraram bastante a situação. Passamos a ter boas condições para trabalhar, mais espaço e estrutura ótima", conta.
Da mudança do Pátio de Máquinas até cerca de um ano atrás, Seu Oscar fazia de bicicleta o trajeto do bairro Santo Antônio, onde mora, até o local de trabalho, na Primeira Linha. A pedido dos filhos, por causa de alguns problemas de saúde, colocou o Fusca 1980 na rota para cumprir o último ano no trabalho que tanto gosta. "Sou apaixonado por mecânica e sempre procurei melhorar, conhecer bem os veículos. Estes últimos dão pouca manutenção, mas têm computador de bordo e a mecânica diferente dos que conheci quando comecei", diz.
O cotidiano e o objetivo do Pátio de Máquinas e toda equipe convergem para prestar assistência à própria estrutura da Prefeitura Municipal de Criciúma e, principalmente, para a população. Com os braços estabelecidos nas subprefeituras regionais do Rio Maina, Quarta Linha e Santa Luzia, prestam o apoio para o desenvolvimento da cidade.
Mais informações:
Sírio Cirimbelli – 9143-0902
Texto/fotos: João Pedro Alves – SC 04171 JP
Diretoria Executiva de Comunicação – 9162-8993 e 3431-0038
http://www.criciuma.sc.gov.br/