O fato ocorreu na manhã desta terça-feira (2) quando o presidente da Autarquia percorria a cidade em fiscalização rotineira
Técnicos da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma acompanhados do presidente Salésio Nola, realizaram na manhã desta quarta-feira (2), um mutirão para recolhimento de móveis inservíveis que são depositados de forma irregular em locais impróprios, pela população. Durante a ação, a equipe flagrou um motorista depositando um caminhão carregado de entulho em um terreno no Jardim União.
No ato, o proprietário do caminhão não quis se pronunciar, mas, de acordo com o presidente, ele será autuado pela ação e vai responder processo contra crime ambiental. Ele lembra que a Fundação oferece os Ecopontos para que as pessoas não se esqueçam de dar um destino correto ao que consideram lixo. Porém, na sua avaliação, a falta de respeito das pessoas ainda sobressai. "Nós vamos intensificar a fiscalização e autuar as pessoas que estiverem afetando o meio ambiente. É inadmissível que ainda existam atitudes como esta. Temos pontos para depósito de quaisquer tipos de lixo e muitos ainda conseguem infringir a lei", lamenta Nola.
Um ponto que tem sido alvo constante de depósito clandestino é a Rodovia Vante Rovaris. Durante a passagem pelo local um motorista que não quis se identificar reclamou da falta de respeito de pessoas, que vão até o local para jogar, lixos, móveis e até eletrodoméstico. Os profissionais passarão o dia em ponto feito este, recolhendo entulhos. A meta é recolher o máximo de móveis inservíveis e encaminhar ao Ecoponto, localizado no Horto Florestal. "Esse não é um papel da Famcri. Nós damos um lugar e as pessoas devem encaminhar os resíduos aos locais, mas queremos deixar tudo limpo e não tem como não meter a mão na massa", solicita Nola.
Mais informações
Salésio Nola – 9164 5239
Texto e fotos: Tiago Maciel
Diretoria Executiva de Comunicação
www.criciuma.sc.gov.br
______________________________
Diretoria Executiva de Comunicação
3431.0047 ou 9162.8993