You are currently viewing Grupo de cuidadores participa de encontro no Cras do bairro Tereza Cristina

Grupo de cuidadores participa de encontro no Cras do bairro Tereza Cristina

Com o tema "Comunicação", mais de 30 pessoas participaram na tarde de hoje, (20), do encontro do grupo de cuidadores "Cuidando com amor", no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do bairro Tereza Cristina. O grupo esta dentro do serviço de Proteção e Atenção Integral a Família (PAIF), onde as pessoas são acompanhadas por meio de visitas domiciliares, atendimentos individuais e coletivos.

O grupo é orientado pela assistente social Patrícia Vedana e a psicóloga Alessandra Martarello.  Segundo as orientadoras, dentro do atendimento coletivo são formados os grupos de convivência. "Dentro destes grupos temos cuidadores que representam cerca de 30 famílias. O objetivo é trabalhar com pessoas que tenham familiares com deficiência ou idosos. Há família em que o próprio deficiente participa", declarou Patrícia.

A dona da casa e cuidadora, Odete Martinhago, 58 anos, diz que o grupo traz ótimos momentos para sua vida. "Cuido do meu filho Gilmar Martinhago Costa, que tem 29 anos e tem deficiência mental. Esse grupo traz mais motivação, nos reaviva sempre. Adoro estar aqui junto com amigos e conhecidos é melhor do que ficar em casa sem fazer nada", destacou Odete.

De acordo com Alessandra, o grupo já funciona a cerca de um ano e meio e tem como objetivo fortalecer os vínculos familiares e comunitários. "O nome foi eleito pelos próprios participantes que é "Cuidando com amor". Os encontros ocorrem duas vezes ao mês, a pedido dos participantes. Realizamos sempre dinâmicas de grupos, passeios e rodas de conversa para que todos exponham seus problemas e conquistas", relatou a psicóloga.

Lindomar Ribeiro da Silva, 70 anos é uma das participantes mais ativas do grupo. "Sou cuidadora da minha irmã Irair Ribeiro Fogaça, 63 anos que teve um AVC. Sou a irmã mais velha de 16 irmãos. Esse grupo me traz muita alegria. Tenho aprendido muito, pois sou semi-analfabeta. Enquanto vida a minha irmã tiver eu não vou desistir não", disse.

 

Mais informações:
Patrícia Vedana e Alessandra Martarello/34458941
Texto e fotos: Milena dos Santos – SC 04205 JP
______________________________
Diretoria Executiva de Comunicação
3431.0047 ou 9162.8993