You are currently viewing Deputado anuncia em palestra ajuda do Governo do Estado ao tratamento de dependentes químicos

Deputado anuncia em palestra ajuda do Governo do Estado ao tratamento de dependentes químicos

Uma notícia de esperança para os dependentes químicos que querem se tratar e não possuem recursos foi anunciada pelo deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar de Combate e Prevenção às Drogas, Ismael dos Santos (PSD): o Governo de Santa Catarina irá custear mil vagas nas comunidades terapêuticas do Estado para o tratamento dos usuários. O valor disponível será de R$ 1 milhão por mês. A informação foi repassada pelo parlamentar, na palestra ministrada na Subsecretaria de Políticas Públicas Sobre Drogas de Içara.

O deputado explicou que a proposta será de financiar 10 vagas em cada comunidade terapêutica. Segundo ele, pesquisa feita apontou que em Santa Catarina há em torno de 700 mil dependentes de álcool e 50 mil de crack. O estudo também indicou que 120 mil estudantes do nível médio já tiveram contato com algum tipo de drogas ilícitas. "Em Criciúma são cinco mil usuários da crack. Precisamos nos juntar e criar um grande time na luta contra às drogas. Içara está de parabéns por criar a Subsecretaria de Políticas Públicas Sobre Drogas", elogiou o deputado.

O vice-prefeito, Sandro Giassi Serafim, e o subsecretário, padre Eloir Borges falaram da preocupação com o crescimento de usuários de drogas, em especial o de crack. "O crack é o mal do século. Ele não está mais somente nos centros, já chegou à comunidades do interior. O trabalho de prevenção é de médio e longo prazo, mas o de retirar as pessoas da droga tem que ser imediato. Parabenizo o trabalho da Subsecretaria", disse Sandro. "O crack vem destruindo cada vez mais pessoas. O desafio de prevenção e combate passa pelas políticas públicas", acrescentou o padre.

O evento também contou ainda com a participação da secretária de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, Juci Fernandes, do presidente da Associação Catarinense de Comunidades Terapêuticas (ACCTE), Arsanjo Paul Colaço, da subsecretária de Políticas Públicas Sobre Drogas, de Araranguá, Sayonara de Araújo Pessoas, de policiais do Proerd, representantes de comunidades terapêuticas e Centro de Referência em Assistência Social e Especializada.

 

Mais informações:
Subsecretário de Políticas Públicas Sobre Drogas
Padre Eloir Borges – 99784303  

 

Francis Leny – 99293059
Assessoria de Comunicação PMI
(048) 34313537 – 34313525