You are currently viewing Lixo é recolhido e terreno é recuperado no bairro Nossa Senhora de Fátima

Lixo é recolhido e terreno é recuperado no bairro Nossa Senhora de Fátima

Toneladas de lixo e entulho que acumulavam em um terreno baldio, na Rua Cassimiro Klima, no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Içara, foram retiradas em um trabalho conjunto entre a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e a Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundai). A limpeza do local iniciou na terça-feira e segue com a recuperação da área de oito mil metros quadrados.

O lixo reciclável e não reciclável foi encaminhado para o aterro sanitário da Santec. Já as toneladas de material de construção estão sendo reaproveitadas para o aterro. Após a fase de recuperação, placas indicativas proibindo a colocação de lixo serão fixadas no terreno. Segundo o presidente da Fundai, Eduardo Rocha de Souza, uma das preocupações era com a contaminação do lençol freático. "Técnicos fizeram uma pré-analise no local. Havia muito resíduos de materiais pesados, como isopor e recipientes de óleo. Este tipo de lixo infiltra nos lençóis freáticos que contaminam a água. Estudamos agora um trabalho de conscientização ambiental com a comunidade. A limpeza foi um pedido urgente do prefeito", diz Souza.

O presidente da Associação do Bairro, Edvaldo Novack, conta que os entulhos começaram a ser jogados no local há mais de um ano. "Aqui era um criadouro de ratos. Além do lixo havia esgoto a céu aberto", lembra. Moradora há 10 anos do bairro, Leonir da Silva, chegou muitas vezes a presenciar caminhões despejando resíduos. "Na semana passada parou um caminhão e o motorista queria jogar dejetos com forte odor. Falei que iria acionar a fiscalização da prefeitura e ele foi embora", lembra.

O morador Edson Cardoso, o Choplin, destaca que o maior problema do acumulo de resíduos era com a proliferação de insetos. "Eram ratos, baratas e até cupins que apareciam nas nossas casas. Queremos construir no local um espaço de lazer, com quadra de futebol de areia, balanços para as crianças…".  A presidente do Conselho de Saúde do Bairro, Sunamita Carvalho, diz que a intenção é construir no terreno um centro comunitário. "Nosso bairro é o único que não tem um centro comunitário. A Associação de Moradores, o Conselho de Saúde do bairro e o Clube de Mães já manifestaram ao prefeito esta vontade de construir o centro de convivência", conta. 

 

Mais informações:
Presidente da Fundai Eduardo Rocha de Souza – 96004515

 

Francis Leny – 99293059
Assessoria de Comunicação PMI
(048) 34313537 – 34313525