You are currently viewing Entes públicos discutem propostas para Casa de Saúde do Rio Maina

Entes públicos discutem propostas para Casa de Saúde do Rio Maina

O anúncio do pedido de descredenciamento da Casa de Saúde do Rio Maina ao Sistema Único de Saúde (SUS), hospital de tratamento para doenças psiquiátricas, motivou uma reunião convocada pelo prefeito Itamar da Silva, nesta segunda-feira (18), na Sala de Atos do gabinete. O encontro mobilizou dirigentes da área de saúde do Estado e de todo o Sul do Estado, além de contar com a presença de vereadores de Criciúma. As três associações regionais de município (AMREC, AMESC e AMUREL) que têm pacientes atendidos na instituição estiveram representados e opinaram na confecção de propostas à direção do estabelecimento.

Ao longo das mais de sete horas de discussões divididas entre os períodos da manhã e da tarde, os profissionais conheceram a realidade da Casa de Saúde. Atualmente o SUS mantém 182 pacientes de 30 municípios diferentes em atendimento no local. Destes, 35 residentes há mais de um ano. "Não podemos deixar a Casa de Saúde fechar as portas e por isso vamos buscar em conjunto uma solução adequada para continuarmos com o grande serviço prestado pelos profissionais da instituição para toda região", colocou o chefe do Executivo Municipal.

Há somente dois hospitais psiquiátricos em Santa Catarina, segundo a coordenadora da Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde, Maria Cecília Heckrath, representante do Governo do Estado no encontro. Além da instituição localizada no distrito de Rio Maina, somente o Instituto de Psiquatria (IPQ) dispõe de um prédio exclusivo para pacientes com distúrbios mentais. "Precisamos fortalecer a rede de atenção básica, especialmente os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e outros instrumentos substitutivos à internação hospitalar, principalmente se a Casa deixar de atender pelo SUS", observa.

As propostas reunidas pelos dirigentes do Estado e de prefeituras vão ser apresentadas em duas reuniões nesta terça-feira (19). Pela manhã, às 10h30, o grupo conversa com o promotor Maurício Medina e às 14h as discute com a direção da Casa de Saúde. "Temos questões específicas a serem debatidas com o Poder Judiciário antes de sentar com os representantes da Casa de Saúde, por este motivo vamos aprimorar estas condições junto ao Ministério Público", explica a secretária do Sistema Municipal de Saúde, Letícia de Oliveira Rodrigues.

 

Texto: João Pedro Alves – SC 04171 JP
Fotos: Lucas Sabino
Diretoria Executiva de Comunicação – 9162-8993 e 3431-0038
www.criciuma.sc.gov.br