A renovação do convênio entre o Governo Municipal e o Centro de Recuperação Vida Jovem vai permitir a garantia do tratamento de dependentes químicos de Içara. A direção da instituição e o subsecretário, Padre Eloir Borges, fecharam nesta terça-feira o acordo que garante 15 vagas para a internação.
A parceria entre o Governo Municipal e o Vida Jovem existe há cerca de seis anos. "Antes a contrapartida do convênio era feita por meio da prestação de serviços voluntários. Desta maneira – com vagas para o tratamento da dependência – garantimos ajuda aos içarences que tentam se livrar do vício. A maioria não tem noção de como o crack se alastra também em Içara. Temos muitos pedidos de internação. A fila é grande. Para ter uma noção, somente na semana passada registramos 27 procuras", conta o padre Eloir.
Para conseguir uma destas vagas, conforme o subsecretário, a pessoa deve preencher um cadastro na subsecretaria, onde, com os dados, uma equipe de psicólogo e assistente social fará a triagem e o encaminhamento ao Centro de Recuperação. "O encaminhamento será feito via subsecretaria. Para nós foi muito importante esta parceria que propiciará a recuperação do dependente químico", ressalta.
O Centro de Recuperação Vida Jovem, está situado em Urussanga Velha, em Balneário Rincão, e existe há 16 anos. Segundo a direção da instituição, durante estes anos mais de mil pessoas foram reintegrados na sociedade. "A instituição depende deste recurso do governo para continuar funcionando. O projeto não sobreviveria somente com a ajuda e colaboração espontânea de voluntários", conta o diretor externo do Centro, Rodrigo da Rosa.
Francis Leny – 99293059
Assessoria de Comunicação PMI
(048) 34313537 – 34313525