You are currently viewing Unidades de saúde são reabastecidas com medicamentos

Unidades de saúde são reabastecidas com medicamentos

Os transtornos causados pela falta de medicamentos aos pacientes que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS), em Criciúma, são problemas que estão sendo solucionados pela secretaria do Sistema de Saúde. Medicamentos como losartana, enalapril, amoxilina, cinarizina e clonazepam e outros que são alguns itens de maior impacto já estão sendo entregues nas regionais de saúde e podem ser buscadas por cada paciente nas unidades de saúde de cada bairro.

A primeira remessa de compra, conforme informações da secretária Letícia Vieira de Oliveira Rodrigues, será reforçada até o início da próxima semana. Ela lembra que o problema enfrentado por pacientes criciumenses se deu principalmente em função do recesso das empresas fornecedoras e de problemas antigos que surgiram no período em que os servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estiveram em greve.

A orientação aos pacientes é de que procurem a unidade de saúde mais próxima de casa. "Pedimos que as pessoas procurem as unidades de saúde, pois lá, nossas profissionais de enfermagem farão os direcionamentos para que todos sejam atendidos", disse Letícia.

De acordo com a coordenadora do almoxarifado da saúde, Manuela De Lorenzi Cancelier, o medicamento mais procurado de todos os que já estão sendo entregues nas unidades de saúde é o enalapril. "Fornecemos por mês 400 mil comprimidos deste remédio aos pacientes que sofrem de problemas cardíacos", pontuou ela, ao ressaltar que a maioria das pessoas são idosas.

Manuela exemplificou inclusive que somente do medicamento clonazepam que é utilizado por pacientes que fazem tratamento no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), o almoxarifado entrega 125 mil comprimidos por mês.          

 

Mais informações:
Letícia Vieira/ 9111 7906
Manuela Cancelier/ 9604 6181
Texto: Kênia Pacheco
Fotos: Lucas Sabino
Diretoria Executiva de Comunicação
http://www.criciuma.sc.gov.br/