Vigilância Sanitária pede alerta quanto à água parada

Foco do mosquito da dengue foi encontrado na última semana em um bairro de Criciúma

Com a chegada do verão os cuidados com as águas paradas devem ser redobrados, ainda mais por conta do uso de piscinas. Na última semana a equipe de prevenção à dengue da Vigilância Sanitária de Criciúma encontrou um foco, em Criciúma. As larvas do mosquito da dengue (Aëdes aegypti) foram encontradas na piscina de uma residência no bairro Santa Augusta. O material foi coletado, analisado e confirmado como da dengue.

Segundo a enfermeira da Vigilância Sanitária, Dirce Campos Aragon, informou que a partir de agora durante um ano aquela região será fiscalizada. "Nossa equipe já está atuando em um raio de 300 metros. Não encontramos outros focos, mas faz parte do procedimento visitar todas as residências", informou. Ela alerta que o vírus não está circulando na cidade. Este foi um caso isolado de uma piscina que estava há bastante tempo com a água parada.

A fiscalização acontece em todo o município durante o ano todo. "Nós temos as armadilhas que são verificadas semanalmente, além dos pontos estratégicos que são as borracharias, entre outros", salientou. Com a chegada do verão a enfermeira ressalta que é preciso intensificar os cuidados. "As pessoas precisam ficar atentas aos possíveis locais de foco. Limpar piscina, colocar terra nos pratinhos de vasos de flores, entre outros cuidados", alertou.

 

Mais informações:
Dirce Campos Aragon: 3445.8701
Texto e foto: Jussi Moraes (JP 3733 SC)
Diretoria Executiva de Comunicação
http://www.criciuma.sc.gov.br/ 

______________________________
Diretoria Executiva de Comunicação
3431.0047 ou 9162.8993