You are currently viewing Escuridão com os dias contados na região dos trilhos

Escuridão com os dias contados na região dos trilhos

A escuridão que dominava  durante décadas as margens do trilho na região entre os bairros Paraíso e Pinheirinho, não vai mais existir. A não ser na memória daqueles que conhecem o local há cerca de 30 anos. A causa da mudança está no trabalho de colocação de luminárias e lâmpadas nos postes para garantir segurança aos moradores daquela região. O serviço foi iniciado na manhã desta terça-feira (6), pela equipe de profissionais da Contribuição para Custeio de Iluminação Pública (Cosip).

A ação é realizada em parceria com a Polícia Militar que deu início a "Operação Saturação", captaneada pelo Comandante do 9º Batalhão da PM de Criciúma, Coronel Márcio José Cabral. Com a presença de policiais durante 24 horas, as entradas da região dos trilhos estão fechadas para pessoas que não residem nas proximidades. O objetivo é intimidar usuários de drogas e marginais que dominam o espaço para o tráfico.

Após vistoriar o trecho ao lado do Coronel, o coordenador da Cosip, Geraldo Giassi,  pontuou a necessidade de iluminação em 70 postes. Ele explica que o trabalho será realizado em dois momentos. O primeiro será a colocação das luminárias em 40 postes, no trecho que possui rede de energia. Outros trinta que ainda não possuem rede, devem aguardar o contato que será feito pela Cosip e pela PM com responsáveis pela Ferrovia Tereza Cristina e pela Celesc para que sejam tomadas as medidas cabíveis. "Inicialmente vamos colocar iluminação em boa parte, depois, será necessário a liberação das autoridades competentes e para isso deveremos esperar mais um pouco até a colocação das redes elétricas que o local não possui", ressalta Giassi.

O coordenador lembra que quando chegou o pedido da Polícia para este serviço, o prefeito Clésio Salvaro e o vice Márcio Búrigo pediram prioridade. "Os dois me chamaram para dizer que a iluminação neste trecho e a parceria era prioridade, por se tratar de segurança para as pessoas desta região", conta ele.

Giassi e Cabral circularam pelo trecho em conversa com os moradores que se sentiram seguros com a chegada da claridade que antes não tinham para entrar e sair de casa a noite. Conforme o Coronel, em um trecho de pouco mais de 1,5 quilômetro, oito mortes foram registradas somente este ano. O número representa 20% dos homicídios de Criciúma em 2012.

Ele explica que nesta operação, além dos policiais nas entradas, outros estarão circulando em ronda de hora em hora, com cavalos e motos pelas margens do trilho para garantir a pacificação do espaço. "As pessoas de bem gostam da presença da polícia, conversam conosco e se mostram contentes com a pacificação", disse Cabral.

 

Mais informações:
Geraldo Giassi/ 9162 8995
Coronel Cabral/ 8411 3855
Texto: Kênia Pacheco
Fotos: João Pedro Alves
Diretoria Executiva de Comunicação
http://www.criciuma.sc.gov.br/ 

______________________________
Diretoria Executiva de Comunicação
3431.0047 ou 9162.8993