Corte do bolo aconteceu na tarde deste domingo na recepção do ponto turístico
Mais de 20,5 mil pessoas já passaram pela Mina de Visitação Octávio Fontana, inaugurada no dia 28 de outubro de 2011, em Criciúma. Ao completar um ano, os turistas que visitaram o local na tarde deste domingo (28), puderam participar do corte do bolo de aniversário. O ponto turístico da cidade, com apenas 12 meses de existência, tem atraído os olhares de estudantes da região, Estado, turistas do Brasil e até de países como Portugal, Estados Unidos, China e todos que compõem o Mercosul.
Na visão do gerente de turismo da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Ismail Ahmad Ismail, passou o tempo em que as pessoas estavam na cidade e aproveitavam para conhecer alguns pontos. "A mina se tornou referência e hoje as pessoas vem para Criciúma apenas para conhecê-la", salientou. Cada viagem com duração de 20 minutos pelos trilhos da mina proporciona um resgate histórico a extração do carvão que acontecia no local. "É possível visualizar a formação geológica do solo, como trabalhavam os mineiros, que roupas utilizavam, passam pela gruta de Santa Bárbara, entre outros conhecimentos repassados pelos guias", informou. A mina foi tão bem projetada que a 2 mil metros de profundidade é possível realizar eventos como jantares. "A capacidade é para 50 pessoas e oferecemos toda a estrutura, desde a decoração até os alimentos e bebidas que são servidos", comentou.
Em maio de 2012 foi firmada oficial a parceria com a escola Satc, quando o professor Ari Azambuja de Oliveira passou a ser o administrador do local e o educandário responsável pela manutenção da estrutura. Segundo Ari, esta é a quarta mina do mundo. O desejo do prefeito Clésio Salvaro é que o ponto turístico se torne o primeiro, em acolhida e beleza. "Queremos que as pessoas que entram na nossa mina jamais percam a lembrança", ressaltou. Ele recordou que Criciúma durante anos teve uma mina modelo que era visitada pelos turistas, a qual não apresentava toda segurança necessária. "Quando assumi a prefeitura decidi que encontraríamos uma mina que pudesse resgatar a cultura da cidade e fosse modelada para receber a população. Não foi um trabalho fácil, mas já completamos um ano de sucesso e esperamos que daqui um ano ela seja ainda melhor", reforçou.
Quem também esteve presente na comemoração foi o deputado federal Edinho Bez. Ele que esteve na inauguração da mina, disse que não poderia perder o primeiro aniversário. O prefeito aproveitou o evento para agradecer a parceria com a Satc e com o Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa (Siecesc). "Criciúma nesses últimos anos foi alavancada para o turismo e esperamos que essas parcerias continuem para outros projetos", complementou o presidente da FCC, Sérgio Zappelini.
Mais informações:
Sérgio Zappelini: 9164.5235
Texto e fotos: Jussi Moraes (JP 3733 SC)
Diretoria Executiva de Comunicação
www.criciuma.sc.gov.br
______________________________
Diretoria Executiva de Comunicação
3431.0047 ou 9162.8993