You are currently viewing Central da Merenda é exemplo para Balneário Camboriú

Central da Merenda é exemplo para Balneário Camboriú

Reconhecida nacionalmente como referência na distribuição de alimentos para alunos da rede municipal de ensino, a Central da Merenda Escolar de Criciúma atrai constantemente gestores de outras cidades. Nesta sexta-feira (19), não foi diferente. Desta vez, o prefeito Clésio Salvaro recebeu o Chefe do Poder Executivo de Balneário Camboriú, Edson Renato Dias, o Piriquito.

Ele contou que agendou a visita na cidade motivado pelas notícias boas que recebeu sobre a Central da Merenda. Balneário Camboriú possui 46 unidades escolares que atendem cerca de 16 mil crianças. "Quero buscar um serviço como este prestado nesta cidade, que oferece aos alunos qualidade na alimentação. Precisamos monitorar a qualidade dos produtos adquiridos, pois controlar todas as escolas é complicado", disse ele ao relatar que é uma maneira bem interessante de detalhes dos investimentos feitos em alimentação.

Ao saber que são produzidas diariamente no local aproximadamente 12,8 mil refeições diárias, o prefeito de Balneário Camboriú não poupou elogios ao gestor criciumense. "O prefeito está de parabéns. Está dando um grande exemplo para todo Brasil", descreveu Dias.

Clésio Salvaro ressaltou que após a implantação da central da merenda, a cidade passou a economizar cerca de R$ 230 mil mensais. "A ideia principal da introdução do centro de processamento na cidade foi a de controlar a entrada e saída de alimentos. Aqui fica mais fácil de conferirmos se o fornecedor trouxe está trazendo a quantidade correta, pois trabalhamos todos os dias para que nossas crianças recebam alimentos saudáveis", relatou Salvaro.

A secretária do sistema de Educação, Olnete Regina Bez Fontana, destacou a importância do trabalho realizado na cidade, fazendo que com que o projeto esteja sendo reconhecido nacionalmente. "Fico muito feliz pela repercussão que está acontecendo com a centralização da merenda escolar. O trabalho de implantação foi de muitas dificuldades e a mudança ocorreu de forma que foi tudo elaborado lentamente, com todo um planejamento que hoje se confirmou com o resultado positivo, pois serve de exemplo para outros municípios", falou a secretária.

Salvaro completou ainda que para a garantia nutricional da merenda, três nutricionistas acompanham toda a produção e garantem a reposição das vitaminas gastas no dia por cada criança. "As nutricionistas acompanham de perto a segurança alimentar e a qualidade do produto. Aqui usamos tudo o que é comprado, não há desperdícios. Ficou mais fácil depreparar a alimentação para as crianças que tem problema de saúde. Ver que outras cidades do Estado e do Brasil estão nos tomando por referência é algo muito gratificante, pois trabalhamos muito para dar uma alimentação rica para os alunos da rede municipal de ensino", contou o prefeito.

Clésio destacou inclusive que os alimentos utilizados pela Central da Merenda são produzidos pela agricultura familiar local, valorizando assim o produtor criciumense.

 

Mais informações:
Olnete Bez Fontana/91645351
Texto: Milena dos Santos – SC 04205 JP
Fotos: Tiago Maciel