You are currently viewing Autoridades recebem Diagnóstico da realidade da Criança e do Adolescente de Criciúma

Autoridades recebem Diagnóstico da realidade da Criança e do Adolescente de Criciúma

O prefeito Clésio Salvaro e o juiz da Vara da Infância e Juventude Giancarlo Bremer Nones receberam junto de algumas autoridades do Município, em ato oficial, uma cópia do Diagnóstico da realidade da Criança e do Adolescente de Criciúma, com mais de 120 páginas.

Criciúma é o primeiro município a ter o diagnóstico. Para a secretária do sistema Social, Naiany Colombo Dias, a produção do diagnóstico se configura como a mais importante obra já construída pelos servidores públicos e profissionais da sociedade civil que atuam na rede de proteção e garantia de direitos da criança e do adolescente. "Há um comprometimento de cada conselheiro para que os trabalhos aconteçam. Criança e adolescentes são políticas públicas de prioridade, sendo que temos tudo norteado através de pesquisas e dados concretos", explicou a secretária.

Ela conta que este trabalho teve início no fim de 2009, quando o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Criciúma recebeu um convite do grupo Votorantim para realizar um diagnóstico da realidade da criança e do adolescente no município. "Após quase três anos de trabalho, pesquisa e dedicação o relatório foi concluído e contém um panorama detalhado da situação atual dos jovens, composto por uma base de dados quantitativa e qualitativa", pontua Nayani.

Conforme o coordenador do diagnóstico, Ismael Córdova, o relatório está dividido em cinco eixos: saúde; sistema de garantias de direitos das crianças e adolescentes; educação; social; e esporte, cultura e lazer. Segundo ele, para a realização deste material foi formada uma comissão com membros do CMDCA e contratado um profissional para realizar a coleta de dados no sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente.

Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Andréa Salomão, o trabalho servirá como base para que algo seja feito para as crianças e adolescentes. Da mesma forma, o prefeito Clésio Salvaro pediu que ações fossem efetuadas por todos os envolvidos em defesa desta bandeira. "Não podemos permitir que este diagnóstico rico em informações se transforme em um amontoado de papéis", pontuou o prefeito.

O ato realizado no Salão Ouro Negro, do Paço Municipal Marcos Rovaris contou com a presença de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), dos Centros de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) do Ministério Público.

 

Mais informações:
Andréa Salomão: 9149 9337
Texto: Kênia Pacheco
Fotos: Milena dos Santos
Diretoria Executiva de Comunicação
http://www.criciuma.sc.gov.br/