Vítimas de acidentes de trabalho serão orientadas sobre seus direitos

Cerest vai preparar trabalhadores da saúde para que casos sejam notificados no sistema  nacional

Durante os 12 meses de 2011, apenas um caso de acidente de trabalho grave foi registrado em Criciúma, por meio do Sistema Nacional de Notificação (SINAN). O número pode ser real. Mas, pode também integrar um índice que não se ampliou em função da falta de conhecimento da população, sobre os direitos que possui. Entre janeiro e junho de 2012, o número de pessoas acidentadas no trabalho que já notificaram o sistema chega a 31.

Para mudar ainda mais estes dados, a coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Sheila Fernanda Madeira, anuncia um trabalho que tem sido feito pelo órgão, diretamente com os profissionais da saúde. Um matriciamento da rede de atenção básica está sendo realizado, por meio de visitas nas 49 unidades de saúde do Município.

Segundo ela, este trabalho servirá para orientar, esclarecer e oferecer um suporte técnico para pessoas que se acidentam no trabalho e procuram um posto de saúde. "Nós queremos que as pessoas sejam recebidas, tratadas com suas necessidades em saúde e depois tomem todo o conhecimento necessário sobre a burocracia que existe diante do fato", disse Sheila ao reforçar que é obrigação do profissional em saúde notificar o sistema sobre acidentes graves de trabalho.

Além dos profissionais das unidades de saúde, os que atuam nos hospitais da cidade também serão orientados sobre como atender os acidentados. Sheila conta que os casos de acidente chegam ao conhecimento do Cerest por meio de denúncias, de fiscalizações e até mesmo por vizinhos de quem sofreu acidente e não sabe como buscar seus direitos. "A estimativa do Ministério da Saúde é de que a cada cinco acidentes graves que ocorrem com os trabalhadores no Brasil, apenas um é notificado no sistema como deve ser", pontua a coordenadora.

 

Mais informações:
Sheila Fernanda Madeira/ 9904 2363
Texto: Kênia Pacheco
Diretoria Executiva de Comunicação
http://www.criciuma.sc.gov.br/