Içara (02.10.2012) – Parar de fumar é um desafio. O processo leva tempo e acontece, principalmente, por consciência do prejuízo à saúde. Entendendo esta dificuldade, a Administração Municipal de Içara, por meio da Secretaria de Saúde, proporciona auxílio aos fumantes do município que têm o desejo de abandonar o vício. São formados grupos de apoio onde os pacientes recebem acompanhamento durante um ano e, após este período, sempre que houver necessidade.
Os Grupos de Controle do Tabagismo, distribuídos nas comunidades, prestam auxílio aos fumantes por meio de palestras de conscientização, rodas de bate-papo e adesivos de nicotina. No bairro Cristo Rei foram formados dois grupos. O primeiro teve saldo de quatro ex-fumantes. Já no segundo, ainda em andamento, nove participantes "continuam firmes sem fumar", comemora a enfermeira Gisele Córdova responsável pela ESF. Para celebrar os esforços dos participantes a equipe da ESF realizou encontro de confraternização e encerramento das atividades do grupo de 2011.
Dona Salete Santana Padoin comemora o resultado. "Para mim, o grupo é muito importante. Além das novas amizades que fiz, participei de palestras e presenciei depoimentos de pessoas que também venceram a luta contra o tabagismo. O uso do adesivo foi fundamental em todo o processo", destaca.
Fernando Mazzuchetti, Secretário de Saúde, destaca a força de vontade como fundamental para o sucesso no processo. "A participação nos grupos ajudam o fumante a deixar do cigarro por meio de informações, conversas, experiências e medicações quando necessário, mas o trabalho é realmente feito quando a pessoa decide que este é o caminho".
Uso do adesivo – O adesivo de nicotina é aplicado no corpo, liberando uma quantidade da substância ao longo de 24 horas, para que o paciente não sofra de síndrome de abstinência. Segundo a coordenadora do grupo, Gisele Córdova, o adesivo é parte do tratamento. "Deixando radicalmente o cigarro, de uma hora para outra, dificilmente a pessoa não terá uma recaída. Por isso, começamos aplicando o adesivo de 21mg, passamos para o de 14mg, depois 7mg até que a pessoa não sinta mais a necessidade", explica afirmando que a felicidade de participar da vitória de cada um dos participantes é imensa.
Quem tiver interesse em participar de um dos grupos pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Içara ou comparecer na própria Unidade de Saúde da localidade onde mora.
Auxílio da Vigilância Sanitária – Em Içara, a Lei Municipal 2845, sancionada em 2010 pelo prefeito Gentil da Luz, proibiu em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados, o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco.
Entendendo que a batalha contra o fumo precisa ser feita em conjunto a vigilância Sanitária de Içara também faz sua parte, fiscalizando os ambientes em que cigarros são proibidos.
Mais informações
Glícia Pagnan – 3461-3700 – 84778396
Coordenadora das Unidades de Estratégia em Saúde da Família
Assessoria de Comunicação PMI
Jornalista Alexandra Cavaler
imprensapmi.xanda@gmail.com
(048) 34313537 – 84778384