You are currently viewing Seminário discute nova realidade dos Vales da Uva Goethe

Seminário discute nova realidade dos Vales da Uva Goethe

A conquista da Indicação de Procedência aos Vales da Uva Goethe no final do ano passado reconhece este produto como único no mundo, alcança a primeira Indicação deste  gênero para Santa Catarina e enaltece a região Sul de Santa Catarina. Com o objetivo de sensibilizar os produtores e esclarecer a população, a Prefeitura Municipal de Urussanga, o Instituto Totum, a EPAGRI e a Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe – ProGoethe realizam na próxima quarta-feira, dia 19, o seminário "Indicação de Procedência: A nova realidade dos Vales da Uva Goethe", às 19h30min, na Sociedade Recreativa Urussanga.

O evento é direcionado para a população dos oito municípios inseridos na região dos Vales da Uva Goethe bem como para os produtores de uva e vinho, estudantes, professores, profissionais ou apreciadores dos temas enologia, cultura, gastronomia e desenvolvimento regional. Na oportunidade, mudas de uva Goethe serão distribuídas para os participantes. Durante o seminário, representantes de diversas instituições envolvidas com o processo de certificação do selo abordarão aspectos como a trajetória da uva e do vinho Goethe, abrangência e objetivos da Associação ProGoethe, potencial das Indicações Geográficas, apoio do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atuação do Instituto Totum e as alternativas para a certificação de vinhos artesanais. Para o presidente da Associação ProGoethe, Renato Damian, é de extrema importância a participação da população. "Este seminário tratará do significado da Indicação Geográfica de Procedência para a região dos Vales da Uva Goethe e também para o consumidor. Será uma conscientização no sentido de saber o que é os Vales, o que somos hoje e onde podemos chegar com essa Indicação", ressalta.

Segundo a diretora de Turismo de Urussanga, Patrícia Mazon, o encontro tem objetivos técnicos e institucionais. "A intenção técnica está relacionada à consultoria do Instituto Totum de São Paulo, contratada desde o mês de julho através de uma licitação da Prefeitura Municipal de Urussanga, com recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e contrapartida da Prefeitura, para atuação em Urussanga nos anos de 2012 e 2013, com o intuito de certificar os vinhos Goethe com o selo IP, Indicação de Procedência, Vales da Uva Goethe. Nesta etapa da consultoria é necessário sensibilizar pelo menos 11 produtores a aderirem ao processo de certificação, entre vinícolas e produtores de uva, e no próximo ano mais seis produtores", comenta.

De acordo com Patrícia, uma das etapas do projeto organizará e executará a capacitação dos produtores de uva e vinho para operacionalizar técnicas de rastreabilidade para cada safra de uva e vinho Goethe. "Para capacitar os produtores nestas técnicas, ou seja, anotar todas as etapas de manuseio na uva ou no vinho desde a poda até o engarrafamento, precisamos formar um grupo de produtores para serem certificados", afirma a diretora. Aproximar a população e entidades envolvidas no processo, a fim de entender o que é e para que existe a Indicação de Procedência de um produto típico são os objetivos institucionais do seminário.

Após o evento, importantes encaminhamentos serão executados. Os produtores interessados na adesão ao processo de certificação Indicação de Procedência Vales Da Uva Goethe assinarão um termo de manifestação de interesse e passarão por um treinamento para implantar o sistema de rastreabilidade nos procedimentos operacionais. Durante um ano e meio, técnicos acompanharão e auxiliarão no preenchimento das planilhas para certificar a primeira safra em 2013. Outras ações como a implantação do Conselho Regulador com a banca de degustação para conferir aos vinhos o selo, o acompanhamento de um sommelier nos pontos de venda e a criação de peças publicitárias para os produtos certificados serão realizadas nos próximos meses. O selo Indicação de Procedência Vales Da Uva Goethe será fornecido pela Associação ProGoethe depois da indicação legal pelo Conselho Regulador.

Crédito das fotos: Henry Goulart

DATA: 19/09/2012
HORÁRIO: 19:30
LOCAL: Sociedade Recreativa Urussanga, Urussanga, SC

PROGRAMAÇÃO:

19:30

  • Abertura Oficial

20:00

  • A trajetória da uva e do vinho Goethe – Sergio Roberto Maestrelli, EPAGRI

20:20

  • ProGoethe: abrangência e objetivos – Patrícia Mazon Freitas, Prefeitura M. Urussanga

20:35

  • O potencial das Indicações Geográficas – Alex Copetti de Araújo, Eng. Alimentos

20:50

  • O apoio Institucional do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, com as Indicações Geográficas – José Carlos Ramon, MAPA

21:10

  • Atuação do Instituto Totum nos Vales da Uva Goethe – Instituto Totum

21:30

  • Alternativas para a certificação de vinhos artesanais – Stevan G. Arcari, EPAGRI

21:50 • Encerramento

 

ENTREVISTAS:
Renato Damian – Presidente da Associação ProGoethe – (48) 3465.1693 / (48) 9984.0042
Patrícia Mazon – Diretora de Turismo de Urussanga – (48) 3465.6238 / (48) 9921.9616
Stevan G. Arcari – Enólogo EPAGRI – (48) 8824.3429 / (48) 3465.1209
Sergio Roberto Maestrelli – Eng. Agrônomo EPAGRI – (48) 3465.1261
Alex Copetti de Araujo – Eng. de Alimentos – (48) 9917.2344