You are currently viewing Cresce qualidade de ensino em Cocal do Sul. Média alcançada no Ideb supera meta projetada pelo Ministério da Educação

Cresce qualidade de ensino em Cocal do Sul. Média alcançada no Ideb supera meta projetada pelo Ministério da Educação

Cocal do Sul melhorou na qualidade de educação básica entre 2009 e 2011, sendo um dos municípios com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mais alto da região da Amrec e do Estado. Os dados são referentes a 2011 e foram divulgados nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC). Cocal do Sul passou de 5.4 para 6.0 nos anos iniciais (4º ao 5º ano). O indicador supera a meta projetada pelo MEC para o Estado, de 5,2. Nos anos finais (8º ao 9º ano), o município também apresentou avanço, passando de 4,4 para 4,8, também ultrapassando a meta preconizada de 4,1.

O Ideb, que varia de 0 a 10, é uma combinação entre a taxa de aprovação e desempenho de estudantes em avaliações de português e matemática. Ele foi criado em 2007 e é medido a cada dois anos para verificar a qualidade das escolas e das redes de ensino em todo o país.

A Escola que mais se destacou no município foi a Cristo Rei com média 6,1 nas séries iniciais e 4,9 nas finais. Na sequência, vem a Demétrio Bettiol com 6.0 e 4,7, respectivamente. 

Segundo a Secretária de Educação, Lair Gregório "o crescimento se deve a criação do projeto de acompanhamento das médias dos alunos com premiação e incentivo de forma diferenciada no final do ano a turma que alcançou melhor média. Os professores nas áreas de língua portuguesa e matemática também contribuíram e muito para esse resultado preparando os alunos para a realização das provas do Governo Federal. O número de reprovação de alunos também diminuiu consideravelmente na rede", ressalta. 

Cocal do Sul possui a quarta melhor média da Amrec no Ideb. Para o prefeito, Nilso Bortolatto o investimento na educação sempre foi uma das principais preocupações da Administração Municipal. "O município investiu na parte pedagógica inovando, mudando práticas, procurando atender os alunos nas suas diversidades e seguindo a proposta pedagógica e planejamento anual que propõem conteúdos e práticas para preparar os alunos e professores para atingir a média em cada série. Vale ressaltar também a capacitação dos professores e a melhoria na estrutura das escolas e em projetos que incentivam a participação do aluno", destaca.

A meta traçada no Brasil é alcançar até 2022 a média 6.0. Está média é um padrão definido como aceitável para os membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o clube das 34 nações mais desenvolvidas.

 

Atenciosamente
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul
Maria Luiza Da Rolt
9944-0574