Içara (16.08.2012) – As escolas municipais de Içara conquistaram as primeiras colocações da região no resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB 2011, divulgado ontem (15) pelo Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais (INEP). Os números apontam Içara com o segundo melhor índice nas séries inicias (1ª ao 5ª ano), e o primeiro índice nas séries finais (6ª ao 9ª ano).
Na média municipal, Içara obteve 6,4 (1ª ao 5ª ano) e 5,2 (6ª ao 9ª ano) pontos na avaliação do Ministério da Educação ficando acima da média projetada de pelo Ministério da Educação para 2019 que é de 6,2 para as séries inicias; e 4,9 (séries finais) acima da projeção feita para 2011.
"O resultado da avaliação do IDEB é uma conquista de todas as escolas, que na união de pais, professores, alunos e ações desenvolvidas pela administração municipal, conseguiu melhorar significativamente a qualidade da educação no nosso município já ultrapassando metas projetadas pelo Ministério para 2019", destacou orgulhosa a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara, Vanusa Fernandes Mateus.
Para a coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Içara, Marlene Casagrande, "os dados indicam que as ações estão no caminho certo e os esforços de todos estão sendo recompensados. Nenhuma escola reduziu o índice de 2009".
EMEF Quintino Rizzieri conquista a média 7,1 – Entre as escolas municipais a EMEF Quintino Rizzieri, no bairro Jardim Elizabete, alcançou a maior média conquistando a nota 7,1 (5º ano) e 5,5 (9º ano).
A diretora Jaqueline dos Santos comemora o resultado e avalia que o empenho e o comprometimento dos professores, equipe técnica e família, "além de todo o apoio da administração por meio da secretaria de Educação, nos permitiu atingir números tão expressivos e significativos. Todos estão de parabéns", destacou acrescentando que "os projetos pedagógicos são a mola propulsora do sucesso obtido".
Conforme os resultados apresentados, de 1ª a 4ª série, ainda destacaram-se as escolas Maria Arlete Lodetti e Lúcia de Lucca, ambas com 6,1 pontos. Em seguida a escola Paulo Rizzieri (5,3). Já de 5ª a 8ª série, o destaque ficou, além da escola Quintino Rizzieri, para as escolas Ângelo Zanellto com 5,2 pontos; Tranquillo Pizzetti e Maria Arlete Lodetti (com 5,1 pontos); e Paulo Rizzieri (4,4).
Para chegar aos resultados apontados pelo IDEB, o Ministério da Educação analisa aprovações, reprovações, evasões escolares e as notas da Prova Brasil, com as disciplinas de português e matemática. A avaliação é feita a cada dois anos.
Mais informações
Vanusa Fernandes Mateus – (048) 84778400 – 34328505
Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia
Assessoria de Comunicação PMI
Jornalista Alexandra Cavaler
imprensapmi.xanda@gmail.com
(048) 34313537 – 84778384