Criciúma está mudando o cenário esportivo a cada dia que passa. Para que isto ocorra, não basta apenas investir na aquisição de atletas com alto desempenho, mas de outras regiões. Segundo o diretor técnico da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma (FME), Márcio Marcos da Silva, desde que assumiu o cargo em 2006 que a fundação tem adotado este perfil apostador dos atletas de base.
Segundo Silva, nos Jogos Abertos de Caçador deste ano, cerca de 90% dos atletas que vão disputar são da base da fundação, principalmente, de Criciúma e cidades vizinhas. Ele conta que a FME busca valorizar seus atletas com bolsas de estudos, para que possam ter uma garantia de futuro melhor.
"Sempre falo para meus atletas, além de priorizar os treinamentos, para obterem bons resultados, cobramos que priorizem também a dedicação nos estudos. A Fundação dá condições para eles estudarem. Já tivemos casos de um atleta que ganhou bolsa integral de medicina", revela o diretor técnico.
Ele comenta que trabalhando desta forma é que conseguiram recentemente a colocação de vice-campeão na categoria geral da Olimpíadas de Santa Catarina (Olesc 2010), campeão da Olesc em 2011, quarto lugar nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina em 2010, vice-campeão nos Joguinhos 2011 e a conquista inédita de vice-campeão nos Jogos Aberto em 2011.
O jeito tímido e o belo sorriso no rosto retratam a nova revelação do tênis de mesa em Criciúma. Com apenas onze anos e uma habilidade distinta entre os colegas da mesma idade, Isabela já se destaca no núcleo do bairro Ceará, local onde treina três vezes por semana. A jovem atleta treinou recentemente por uma semana no Clube de Regatas Tietêem São Paulo, local onde treinam as melhores atletas do Brasil.
Segundo Isabela, as adversárias eram boas, mas que treinou firme e perdeu apenas para uma atleta que atualmente é a melhor na categoria sub11. "Eu fiquei muito feliz em estar participando dos treinamentos lá em São Paulo. Foi uma experiência muito boa e importante para mim", comenta a jovem mesatenista.
O treinador Thiago Baltazar Anhaia conta que este treinamento será muito importante para a carreira de Isabela, sendo que ela esteve em contato com as melhores do Brasil, que com certeza serão suas futuras adversárias nas competições.
Segundo o diretor técnico, esta postura adotada é o grande motivo do reconhecimento de talentos da terra, como a mesatenista Bruninha Costa Alexandre, a velocista Ana Cláudia Lemos, entre outros.
Mais informações
Márcio Marcos da Silva – 9942 6932
Thiago Baltazar Anhaia – 9611 5522
Texto e fotos: Tiago Maciel
Diretoria Executiva de Comunicação
www.criciuma.sc.gov.br
______________________________
Diretoria Executiva de Comunicação
3431.0047 ou 9162.8993