Devido à baixa procura dos pacientes com sintomas da gripe, aqueles que apresentarem síndrome gripal deverão buscar as unidades de saúde
O Centro de Triagem instalado no Centro de Saúde de Criciúma na primeira semana de julho será desativado nesta sexta-feira (20). O local foi estruturado pela Secretaria do Sistema da Saúde para atender os pacientes com sintomas da gripe, já que o Hospital São José estava sobrecarregado devido à proliferação do vírus H1N1, causador das gripes A e sazonal.
Conforme a secretária do Sistema de Saúde, FrancielleLazzarin de Freitas Gava, tem ocorrido uma queda considerável na procura nas últimas semanas. Ela lembra que assim que o Centro de Triagem foi criado à média de atendimento diário era de 50 pessoas. "Na última semana caiu para 30 pacientes por dia, enquanto no domingo nossa equipe ficou a disposição e só duas pessoas buscaram atendimento", relatou Francielle.
Além disso, também foram avaliados os números de casos confirmados no município. Até o momento 25 casos de gripe H1N1 foram confirmados por exames, enquanto 17 aguardam resultados. "Nós tivemos duas mortes no município, mas esses pacientes apresentavam outras complicações", relatou a secretária. Por outro lado, as unidades de saúde continuam atendendo os pacientes que apresentarem os sintomas da gripe. "Nossos profissionais estão capacitados e nas unidades de referência temos medicamentos à disposição da população", reforçou.
Essa redução nos casos de gripe, para a secretária, deve-se ao trabalho de prevenção realizado em parceria com a sociedade. "Os cuidados devem continuar. As pessoas devem manter os ambientes arejados, utilizar lenço de papel para tossir, lavar as mãos com frenquência e, inclusive, com álcool em gel", recordou.
Mais informações:
Francielle Lazarin de Freitas Gava: 9111.7906
Texto: Jussi Moraes (JP 3733 SC)
www.criciuma.sc.gov.br
______________________________
Diretoria Executiva de Comunicação
3431.0047 ou 9162.8993