You are currently viewing Cocal do Sul alerta usuários de drogas para tratamento. Secretaria de saúde trabalha a mais de um ano com o Programa Saúde Mental- Álcool e Drogas

Cocal do Sul alerta usuários de drogas para tratamento. Secretaria de saúde trabalha a mais de um ano com o Programa Saúde Mental- Álcool e Drogas

Preocupada com o constante aumento de usuários de drogas no município, a secretaria de saúde de Cocal do Sul, a pouco mais de um ano, oferece por meio do Programa de Saúde Mental, atendimento para dependentes químicos. Jovens e adultos participam do acompanhamento em grupo e em individual no CAPS, Centro de Atenção Psicossocial. No dia internacional de Combate às Drogas, celebrado nesta terça-feira, (26), a coordenadora do programa, Charlene Rosso alerta para a realidade do município e concluí que o serviço ainda é pouco procurado. "Até agora, 14 pacientes, usuários de drogas e alcoólatras estão recebendo acompanhamento com psiquiatra, psicóloga, grupo com familiares e dependentes e redução de danos. Nossa próxima intenção é levantar o número de usuários e de famílias que passam por essa situação no município e trabalhar de forma mais intensa", explica.

Charlene ressalta ainda que é cedo para falar em resultados, mas quando parte dos usuários, o tratamento tem tudo para  ser positivo. "Aqueles que necessitarem de internação serão encaminhados. Depois desse período, eles retornam ao programa e, mesmo, recebendo boa avaliação de seu estado, são monitorados de acordo com a realidade de cada paciência", afirma.

A família também é peça chave no processo. Ela recebe orientação individual e sempre é consultada para dar o suporte necessário quanto ao comportamento do paciente e possível mudança. "Eles sabem das conseqüências e querem parar. Os usuários relatam que a maior dificuldade é a insistência dos traficantes depois do tratamento", diz Charlene.

Mobilização

Para alertar a população, o município aposta na prevenção de jovens e adolescentes.  Para isso realiza nas escolas durante o ano, em parceria com a secretaria de Educação, uma série de encontros para chamar a atenção dos adolescentes. Os alunos recebem orientações sobre riscos e danos do uso do álcool, tabaco, crack e outras drogas. Os temas são abordados pela psicóloga Sibila Bento Pagnan que, de forma dinâmica, interage com os adolescentes e aproveita para tirar dúvidas e curiosidades.

As escolas municipais também realizam palestras com ex-usuários. A última foi ministrada pelo dependente químico, ex-usuário Beto Freitas, autor do livro "Do luxo ao lixo". Ele mostrou todo o processo trágico do uso e abuso das drogas, relatou suas perdas materiais, os sentimentos de perda e dor. Um exemplo vivo do que a juventude não pode fazer. Mais de 200 alunos participaram da palestra.

As pessoas interessadas em participar do Programa voltado para dependentes químicos podem procurar pela Secretaria de Saúde, na Unidade Central, durante a semana das 8h às 12h e das 13h às 16h para a realização do tratamento. Informações também podem ser obtidas pelo telefone: 3447-1658, falar com a enfermeira Charlene.

 

Mais informações pelo telefone: 3447-1444 ou 3447-6179, enfermeira Charlene.  

 

Atenciosamente
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul
Maria Luiza Da Rolt
9944-0574