Fundação Cultural de Criciúma (FCC) fez resgate histórico com apresentações na praça
Para as pessoas que circulavam pela praça Nereu Ramos na manhã deste sábado (23) foi impossível não parar em frente a Casa da Cultura para prestigiar a primeira Mostra de Danças Folclóricas. O evento promovido pela Fundação Cultural de Criciúma (FCC) reuniu no coração do logradouro público 11 grupos de danças folclóricas de Criciúma e o grupo açoriano de Sombrio, como convidado especial.
Foram duas horas de danças que fizeram com que a população não tirasse os olhos das apresentações. A pequena Carine, de 7 anos, era uma que quase nem piscava. A garota foi até o espaço ver a irmã mais velha dançar no grupo Ítalo Brasileiro. "Quando eu fizer 8 anos vou querer dançar. Por enquanto gosto de ouvir as músicas e ver as roupas que são muito bonitas", avaliou a menina.
Conforme o presidente da FCC, Sérgio Zappelini, esta é uma forma de divulgar as tradições. "Os italianos colonizaram a nossa cidade e em seguida vieram outras etnias. Essa história precisa ser resgatada e as crianças precisam conhecer essas maravilhas", considerou o presidente. A meta é realizar outras ações na região com os grupos.
Para a secretária social do grupo folclórico Rancho Açoriano, de Criciúma, Maria da Rosa Tereza, com essas apresentações é possível chamar os jovens. "No nosso grupo, por exemplo, estamos precisando de componentes. É necessário apenas vontade, pois temos as roupas e conseguimos as viagens", destacou. Os ensaios do Rancho Açoriano acontecem todos os domingos no Centro de Eventos José Ijair Conti, das 17 horas às 19 horas. Os interessados podem comparecer ao local.
Mais informações:
Sérgio Zappelini: 9164 5235
Texto e fotos: Jussi Moraes (JP 3733 SC)
www.criciuma.sc.gov.br
______________________________
Diretoria Executiva de Comunicação
3431.0047 ou 9162.8993