O projeto itinerante Caminhão Amigo, realizado pelo Governo do Município através da secretaria do Sistema Social, abriu espaço para a ONG Cidadania em Ação. Além das tradicionais atividades, no sábado (16), o bairro São Luiz recebeu também uma exposição dos trabalhos desenvolvidos por crianças e adolescentes que participam das atividades da organização.
A ONG Cidadania em Ação surgiu a partir do desejo de um grupo de amigos, no ano de 2008. Conforme a assistente social Patrícia Vedana, atualmente a organização atende 72 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 17 anos. "Nós realizamos o atendimento social das famílias e se necessário encaminhamos para a rede socioassistencial", justificou Patrícia. A ONG Cidadania em Ação está sediada no bairro Anita Garibaldi, contudo também atende as crianças do bairro São Luiz.
Enquanto se beneficiavam dos serviços oferecidos pelo Caminhão Amigo, os moradores do São Luiz também acompanharam de perto os avanços percebidos no comportamento dos pequenos que participam das atividades da ONG. Este é o sentimento de Adriane Guarda Lara. Das duas filhas, a mais velha, hoje com 10 anos, participa desde 2010 da ONG Cidadania em Ação. Segundo Adriana, o comportamento da filha melhorou e muito. "Interagir com outras crianças sempre é muito bom. Antes a menina ficava só em casa, no computador. Hoje ela não vê a hora de ir para as atividades, ver os amigos, aprender", assegurou Adriane.
O lazer e o conhecimento são oferecidos através da arte e da cultura, por exemplo, com oficinas de Hip Hop. Aulas de informática também estão no currículo. O principal foco da ONG, de acordo com o presidente Ismael De Cordova, é afastar os adolescentes e jovens do caminho das drogas. As atividades são desenvolvidas através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens de 15 a 17 anos (ProJovem) que é realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). "Faltam alguns detalhes para que possamos atender melhor nossas crianças e jovens, mas continuamos batalhando para mantê-los longe das ruas e principalmente das drogas", assegurou.
Além das atividades demonstradas pela ONG Cidadania em Ação, o Caminhão Amigo atendeu cerca de 400 pessoas nos mais diversos serviços oferecidos. O encaminhamento de documentos e de consultas médicas, além de cuidados na área da saúde, assim como a distribuição de mudas de plantas foram alguns dos assuntos mais procurados, de acordo com o coordenador do Caminhão Amigo, Cristian Pereira.
Mais informações:
Cristian Pereira/ 9113 8798
Texto: Jessica Rosso
Fotos: Milena dos Santos
Diretoria Executiva de Comunicação
http://www.criciuma.sc.gov.br/