Criciúma é representada em seminário nacional de Educação Integral

A apresentação de um vídeo com o relato das experiências nos educandários criciumenses que atendem com a educação integral fez parte do IV Seminário Nacional de Educação Integral: Contribuições do Programa Mais Educação, um projeto realizado pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com a gerente pedagógica Marlene Pires Amorim, a apresentação do vídeo das escolas Vilson Lalau, Clotildes Mª Martins Lalau, Eliza Sampaio Rovaris, Linus João Rech, Adolfo Back e Pe. Paulo Petruzzellis que atendem o Programa Mais Educação em Criciúma mostra como é trabalhado o projeto na cidade. "A nossa rede municipal foi apresentar para o país inteiro, exemplos de escolas que conseguiram melhorar o desempenho de alunos, a forma que trabalhamos com o programa aqui, e aprender outras formas de trabalharmos ainda mais e melhor para o desenvolvimento de nossas crianças que estão amparadas integralmente nas escolas que possuem o Mais Educação. O vídeo esta sendo apresentado hoje para coordenadores, secretários e todos que foram convidados a participar do evento", descreve Marlene.

A secretaria do sistema de Educação foi representada pelas coordenadoras pedagógicas Gislaine Machado da Silveira e Sandra Fernandes Henrique.

O diretor da escola Pe. Paulo Petruzzellis, Otávio Nunes Neto, foi descrever como o programa é desenvolvido na sua escola através de projetos pedagógicos. "O diretor Neto foi ao evento declarar como o trabalho é desenvolvido na escola em que ele atua. Foi mostrar a oficina de matemática que tem ajudado e muito a reprimir a repetência e a evasão escolar através dos projetos criados pelo Mais Educação", comenta Marlene.

Segundo o MEC o número de escolas públicas participantes do Mais Educação chegará a 30 mil unidades até o final de 2012. Atualmente o programa criado em 2008 pelo Ministério da Educação já é realidade em 15 mil escolas brasileiras, com 2,8 milhões de alunos beneficiados.

Em Criciúma, o programa foi demarcado para atender as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A secretaria do sistema de Educação tem como meta ampliar o número de escolas da rede municipal em período integral, pois quer atingir mais alunos, para que possam assimilar melhor os conteúdos e desenvolver as atividades com mais facilidade, sendo que o objetivo maior do programa é a aprendizagem. O evento encerra hoje (31), em Brasília. 

 

Mais informações:

Marlene Pires/91644438