O certificado de Indicação Geográfica de Procedência (IGP) dos Vales da Uva e do Vinho Goethe foi entregue à Associação ProGoethe nesta quarta-feira,30, durante cerimônia realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. O presidente da ProGoethe, RenatoDamian, recebeu o documento do Instituto Nacional de Propriedade Industrial(INPI), que já havia publicado o registro da IGP dos Vales da Uva Goethe em novembro de 2011, na Revista de Propriedade Industrial.
Oito municípios fazem parte do território certificado, que compreende Urussanga, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara. Conforme o presidente da ProGoethe, esta é a primeira Indicação Geográfica de Santa Catarina reconhecida pelo INPI. "Este certificado representa a valorização do nosso produto, possibilitando ampliar a comercialização do vinho Goethe. Vamos trabalhar em um selo que apresente toda a qualidade para os consumidores", salienta. Segundo ele, a IGP agrega valor ao vinho e, para o cliente, é sinônimo de qualidade.
Na ocasião, ocorreu também a 2ª Mostra do Vinho Catarinense, no Hall de entrada da Assembleia Legislativa. O objetivo da exposição foi comemorar o Dia Estadual do Vinho (primeiro domingo de junho). Produtos de vinícolas de todo Estado foram apresentados por enólogos e vitivinicultores. O evento marcou a abertura simbólica do primeiro barril de vinho produzido no Estado e é uma das ações que busca valorizar a vitivinicultura catarinense. Santa Catarina é o quarto produtor de uvas e o segundo de vinho no Brasil, perdendo apenas para o Rio Grande do Sul. Segundo informações do Sindivinho, são 4.800 hectares de uvas plantadas em Santa Catarina, na qual são colhidas aproximadamente 35 milhões de toneladas da fruta anualmente. No total, existem mais de 80 vinícolas produtoras de vinho em todo o Estado. A realização da mostra foi uma parceria entre a Associação ProGoethe, Prefeituras Municipais de Tangará, Nova Trento e Urussanga, Sindivinho, Cresol de Tangará, Deputado estadual Padre Pedro Baldissera e Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.
Soberanas da 14ª Festa do Vinho prestigiaram a 2ª Mostra do VinhoCatarinense
As soberanas da 14ª Festa do Vinho estiveram na Alesc prestigiando a 2ª Mostra do Vinho Catarinense. A rainha Andria Benincá e as princesas Natália De Villa e Mireli Gusato, participaram da solenidade de entrega do certificado da IGP dos Vales da Uva Goethe e aproveitaram para divulgar a Festa do Vinho. Elas convidaram os presentes para prestigiar o evento, que ocorrerá de 06 a 10 de junho, no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira, em Urussanga. Este ano, a festa terá entrada gratuita e contará com os shows de Gera Fornasa & Bandalheia, Dazaranha, Papas da Língua, Chimarruts e NetoFagundes. Segundo o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Antônio Carlos Reis Couto, a Festa do Vinho ressalta a cultura italiana, valorizando a produção de vinhos da região e a gastronomia típica. "Este ano, também iremos comemorar a obtenção do certificado de Indicação Geográfica de Procedência para os vinhos brancos da Uva Goethe", comenta.