You are currently viewing Dia Mundial antitabagismo será marcado por atividade especial em Içara

Dia Mundial antitabagismo será marcado por atividade especial em Içara

Içara(28.05.2012) – Dia Mundial antitabagismo, comemorado no dia 31 de maio (quinta-feira), será marcado por palestras com os temas "Tabagismo: Um problema de Saúde Pública" e "Câncer de Boca/Malefícios do Cigarro/Prevenção". As explanações serão feitas pela Dra. Ana Lúcia Camargo Fagundes (Especialista em Medicina de Família e Comunidade R Acupuntura – Médica de ESF em Içara e Criciúma – Profª do Curso de Medicina UNESC), e pelo Dr. Luiz Felipe Búrigo Furlaneto (Dentista da ESF do bairro Presidente Vargas).

A atividade será realizada da sede da Fundação Assistencial de Içara (FAI), a partir das 13h, da próxima quinta-feira, e tem como público alvo, segundo a enfermeira Camila Martins, coordenadora do Programa de Tabagismo no município, fumantes e ex-fumantes, "mas será aberto a todas as pessoas interessadas no assunto".

Grupos de Controle do Tabagismo

Parar de fumar é um desafio. Ninguém o faz da noite para o dia, apenas por consciência do prejuízo à saúde. Entendendo esta dificuldade, a Administração Municipal de Içara, por meio da Secretaria de Saúde, proporciona auxílio aos fumantes do município que têm o desejo de abandonar o vício.

Os Grupos de Controle do Tabagismo, distribuídos nas comunidades, prestam auxílio aos fumantes por meio de palestras de conscientização, rodas de bate-papo e adesivos de nicotina que é aplicado no corpo, liberando uma quantidade da substância ao longo de 24 horas, para que o paciente não sofra de síndrome de abstinência.

"A participação nos grupos ajudam o fumante a deixar do cigarro por meio de informações, conversas, experiências e medicações quando necessário, mas o verdadeiro trabalho é feito internamente quando a pessoa decide que é este o caminho", destaca o secretário de Saúde Fernando Braz Mazzuchetti.

O adesivo é parte do tratamento e é iniciado com o de 21mg, passando para o de 14mg, depois 7mg até que a pessoa não sinta mais a necessidade. Os pacientes recebem acompanhamento durante um ano e, após este período, sempre que houver necessidade.

Mais informações

Fernando Braz Mazzuchetti – (048) 84785649

Secretário Municipal de Saúde

 

Camila Martins – (048) 34613700

Coord. Programa de Controle do Tabagismo

Assessoria de Comunicação PMI
Jornalista Alexandra Cavaler
imprensapmi.xanda@gmail.com
(048) 34313537 – 84778384