Código de barras deverá armazenar informações sobre o paciente
O cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) se tornou uma exigência para atendimento em todo território brasileiro. No entanto, a obrigatoriedade não é apenas para os que utilizam o serviço público. Aqueles que possuem planos de saúde particulares também precisam apresentar o documento para serem atendidos.
Desde que a lei foi firmada pelo Governo Federal já foram confeccionados em Criciúma 239,843 mil cartões. Segundo o coordenador do cartão SUS da secretaria do Sistema da Saúde, Cláudio Rosso Netto, o código de barra é necessário para o prontuário do paciente. "O cartão chega a ser mais importante que a identidade, pois se a pessoa chega desacordada no hospital, no cartão estão todas as suas informações", detalhou Netto. A meta do Governo Federal é que o sistema seja aperfeiçoado e conste também no número de cadastro dados sobre os exames de sangue, raio-x, entre outros procedimentos que já foram realizados.
Ele lembra que hoje o hospital São José, por exemplo, no caso de vítimas de acidentes, atende sem a apresentação do cartão, porém, antes de o paciente ser liberado é solicitado à família o documento. O cartão pode ser feito nas unidades regionais. Estão habilitados os 24 horas da Próspera e Boa Vista, unidade da Santa Luzia, Policlínica do Rio Maina e na Policlínica de Atendimento Municipal (PAM). "As pessoas que ainda não fizeram o documento devem obedecer as suas regionais", salientou o coordenador.
Os documentos necessários para a solicitação do cartão é o comprovante de residência (com o nome do requerente, senão é necessária a declaração do proprietário de que o solicitante mora naquela residência); CPF; Identidade (RG). Para a criação de um plano de saúde particular é preciso apresentar o cartão SUS. "Em casos de urgência e emergência o documento é válido para atendimento em todo o país, tanto no particular como no sistema público", complementou.
Mais informações:
Claudio Rosso Netto: 3445.8403
Texto: Jussi Moraes (JP 3733 SC)
Fotos: Lucas Sabino
______________________________
Diretoria Executiva de Comunicação
www.criciuma.sc.gov.br
3431.0047 ou 9162.8993
——————————————————————————–