O número de alunos das oficinas culturais de violão em Içara já ultrapassa os 100. Desde o início de Março, crianças e adultos que tinham pouca ou nenhuma afinidade com o instrumento estão tendo a oportunidade de aprender música na teoria e na prática.
As aulas acontecem semanalmente e são promovidas pela Administração Municipal, por meio da secretaria de Educação. Tudo de forma gratuita.
O sucesso das oficinas nos anos anteriores fez com que as vagas fossem todas preenchidas já no primeiro dia de inscrição. "Já tinha aluno esperando na fila quando eu cheguei", conta a professora Lislaine Custódio.
A nova aluna Bruna Borges Oliveira, de 11 anos, está empolgada. "Já aprendi a tocar uma música inteira", comemora. O incentivo, segundo ela, veio de casa. "Eu queria muito aprender, por isso, minha mãe ficou comigo na fila. Sempre que chego em casa, mostro pra ela o que aprendi", relata.
Como as aulas acontecem na área central do município, a Administração Municipal ainda sede o transporte aos alunos mais carentes. Tudo isso para garantir que nenhum aluno fique sem aula.
"O nosso objetivo é incentivar o contato com a cultura dando uma oportunidade que, de outra forma, talvez estes alunos não teriam. Um projeto que deu certo. É emocionante ver a alegria e o empenho não só deles, mas também da família e dos amigos que acompanham", comemora o prefeito Gentil da Luz.
Para a professora, que trabalha no município desde 2010,o trabalho é apaixonante. "É maravilhoso e gratificante ver a evolução de cada um deles. Desde o primeiro contato com o violão até o momento em que eles parecem despertar e conseguem tocar e cantar sozinhos. É incrível".
As oficinas são ministradas a adultos e crianças semanalmente na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, no museu Casa do Ferroviário e ainda nos núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Içara.
Mais informações
Professora Lislaine Custódio – 3432-5847
—
Ass. de Comunicação Prefeitura Mun. de Içara
Texto e Fotos: Karol Carvalho
(48) 3431-3500