Governo decreta situação de emergência em Criciúma

Perdas registradas na área rural do Município originaram o Decreto nº 274/12 assinado pelo prefeito Clésio Salvaro. A decisão se deu após análise de um relatório produzido pelo departamento de Agricultura e Agronegócios do Governo do Município em parceria com a Defesa Civil de Criciúma, que registra aproximadamente R$ 6 milhões em prejuízos.

O médico veterinário e gerente de Agricultura, Salomão Roman da Silveira, ressaltou que as medidas adotadas devem contribuir para minimizar os problemas causados pela seca. Segundo ele, produções de arroz, milho, feijão e até de hortaliças foram comprometidas em função de um período de mais de dois meses sem chuva.

Na última quarta-feira (26), o chefe do poder executivo esteve reunido com produtores rurais que apresentaram a situação sofrida nas comunidades atingidas. O prefeito acredita que o decreto será uma possibilidade de solução para o problema enfrentado pelos agricultores. "Nossa preocupação com a situação é imensa. Eles nos passaram que em função da estiagem a safra deste ano está perdida e a outra bem comprometida", pontuou Salvaro.

Para a coordenadora da Defesa Civil de Criciúma, Ângela Mello, o decreto contribui muito para que os produtores atingidos possam conseguir prolongar os prazos que possuem compromissos com os bancos. O próximo passo será o encaminhamento do relatório junto com o decreto para a Defesa Civil do Estado. "Com os encaminhamentos vamos saber que tipo de intervenção será efetuada para auxiliar os produtores neste período difícil que nossos produtores enfrentam. Em algumas situações será importante a doação de sementes e o empréstimo de máquinas para abrir novos poços artesianos", acredita.

O prazo de vigência deste decreto é de 90 dias, sendo possível a prorrogação para até 180 dias.

 

Mais informações:

Ângela Mello/ 9164 5298

Texto: Kênia Pacheco

Fotos: Divulgação

www.criciuma.sc.gov.br

Diretoria Executiva de Comunicação

 

——————————————————————————–