A saúde pública de Criciúma recebeu, na tarde desta terça-feira (27), a notícia de mais um importante reconhecimento nacional. Através de ofício, o Conselho Regional de Odontologia (CRO) de Santa Catarina comunicou à Secretaria Municipal do Sistema de Saúde que a maior cidade do Sul do Estado ficou com a quarta posição entre os municípios brasileiros de 50 mil a 300 mil habitantes no Prêmio Brasil Sorridente. O Governo do Município receberá uma placa de honra ao mérito em solenidade no dia 14 de abril, no Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro.
A premiação promovida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) divide o território brasileiro em três categorias em busca dos municípios com melhor desempenho no desenvolvimento de atividades com foco na saúde bucal. As três faixas, por número de habitantes são: até 50 mil, de 50 mil a 300 mil e acima de 300 mil. A tarefa da escolha dos municípios em cada estado fica por conta dos CROs. Em Santa Catarina, respectivamente, foram eleitos Porto União, Criciúma e Florianópolis.
O trabalho dos 65 dentistas e 36 auxiliares da rede municipal em 28 unidades de saúde, de acordo com o prefeito Clésio Salvaro, tem importância fundamental para mais essa conquista para a cidade. "Tivemos um grande resultado recentemente com a nota acima da média do Brasil e do Estado no IDSUS e mais este prêmio valorizam ainda mais o empenho da nossa equipe na Saúde", enaltece o chefe do Executivo Municipal.
O regulamento para a escolha dos principais municípios do país abrange uma série de fatores impostos pelo CFO. Entre os critérios preenchidos em formulário, estão o número e a capacitação dos profissionais da rede municipal, quantidade de equipes de saúde bucal nos Estratégia de Saúde Família (ESF), população atingida e a fluoretação da água de abastecimento. "Nós realizamos o controle da água fornecida pela Casan com testes chamados heterocontrole. Todos os critérios são meios que se utilizam para prevenir cárie e doença periodontal, que são as que atingem em maior quantidade na população", explica a coordenadora da Saúde Bucal da Secretaria do Sistema de Saúde, Sônia Zaccaron.
A escolha da cidade se deu pela execução do programa Saúde Bucal no Município de Criciúma. No ofício, o presidente do CRO catarinense, Élito Araújo, cumprimentou o Governo do Município pela conquista. "Parabéns ao município pelo excelente trabalho que desenvolve, objetivando a saúde da população", congratulou.
Catarinenses
O CRO escolheu um município entre todos do Estado em cada categoria. Santa Catarina obteve bons resultados com os três representantes. Além da quarta colocada Criciúma entre os municípios de 50 mil a 300 mil habitantes, Porto União ficou com o terceiro lugar concorrendo entre as cidades até 50 mil habitantes e Florianópolis ficou com a quinta posição no ranking das que possuem mais de 300 mil habitantes.
Mais informações:
Sônia Zaccaron – 9978-9432
Texto/fotos: João Pedro Alves – SC 04171 JP
Diretoria Executiva de Comunicação – 9162-8993 e 3431-0047
——————————————————————————–