Com mais uma notícia positiva desta semana no aspecto da gestão dos recursos públicos, o Governo do Município e a população de Criciúma celebram uma série de bons resultados. A administração municipal, em diversas formas, conta com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) como uma importante parceira na otimização dos serviços prestados aos cidadãos. Como forma de agradecimento pela contribuição, o prefeito Clésio Salvaro, o vice Márcio Búrigo e integrantes da equipe de Governo visitaram o reitor Gildo Volpato na tarde desta terça-feira (20).
Um estudo divulgado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) apontou Criciúma como a melhor entre as 10 principais cidades do Estado em gestão de recursos públicos. A instituição concedeu a nota de 0,8082 para o maior município da região carbonífera, em uma escala de zero a um. No mês passado, a saúde pública de Criciúma ficou com um índice de 6,67, suplantando as médias de Santa Catarina e do Brasil no Índice de Desenvolvimento do SUS (IDSUS), número estabelecido pelo Ministério da Saúde.
O prefeito Clésio Salvaro acredita que a Unesc tem importante participação na evolução da cidade, comprovada por estatísticas como estas recentemente divulgadas. "Com essa série de convênios, a universidade nos ajuda muito a governar a cidade e estes resultados devem ser compartilhados com todos que colaboram para o desenvolvimento de Criciúma", ressalta.
Colocar a sabedoria e o conhecimento técnico de professores e acadêmicos à serviço da comunidade de Criciúma, para o reitor Gildo Volpato, compõe uma obrigação da Unesc. "O reconhecimento desse trabalho que nós desenvolvemos é percebido pelo Poder Público e essa confiança ajudou muito para que chegássemos ao êxito nas ações feitas em parceria", acredita.
A confiança não se faz necessária apenas para Município e Unesc, na avaliação do vice-reitor da Unesc, Márcio Fiori. Para o professor, a sociedade precisa ter a consciência para que os objetivos comuns e melhorias de toda a população sejam concretizados. "Nossos profissionais têm tido o crédito para mostrar o trabalho. Se não fosse por essa abertura e confiança, não poderíamos mostrar que somos capazes para contribuir com as ações no Município", acrescenta.
Texto/fotos: João Pedro Alves – SC 04171 JP
Diretoria Executiva de Comunicação – 9162-8993 e 3431-0047
——————————————————————————–