O prefeito de Içara, Gentil da Luz, decretou na tarde desta terça-feira, dia 20, situação de emergência por estiagem no município. A decisão foi tomada após reunião com representantes da Secretaria de Agricultura, Epagri, Sindicato Rural e Associação de Milho e Feijão.
Segundo a coordenadoria da Defesa Civil de Içara, desde a última semana os produtores rurais do município vêm buscando auxílio do órgão. "Recebemos muitas ligações pedindo ajuda da Defesa, principalmente para levar água com caminhões-pipa", relata o coordenador da Defesa Civil Márcio Toretti.
Após a reunião, técnicos da secretaria de Agricultura junto à Epagri, estão fazendo vistoria em loco a fim de contabilizar os prejuízos. Os dados serão levantados para o índice de Avaliação de Danos (Avadan).
"Ainda não temos os números, mas os produtores já nos relatam sobre as perdas nas safrinhas de milho e feijão e também da diminuição na produção de leite", acrescenta o secretário de Agricultura Silvio Viana.
Após a conclusão da Notificação Preliminar de Desastre (Nopredi) que será encaminhada ao setor nacional, a Defesa Civil continuará trabalhando no relatório de Avaliação de Danos (Avadan) e na análise conclusiva à Defesa Civil Nacional.
Mais informações
Secretária Defesa Civil
Marli de Fáveri – 8415-6536
—
Ass. de Comunicação Prefeitura Mun. de Içara
Texto: Karol Carvalho
(48) 3431-3500