Usuários do SUS podem fazer o cartão nas unidades de saúde

Os criciumenses que utilizam os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) podem procurar as unidades de saúde dos bairros para fazerem o Cartão SUS. O procedimento está sendo realizado para auxiliar a população que ainda não possui o cartão em todos os atendimentos.

"Pedimos que as pessoas interessadas procurem a unidade de saúde de seu bairro. Na Secretaria de Saúde serão feitos somente os cartões de urgência", orienta o coordenador do Cartão SUS, Cláudio Rosso Netto.

Além das unidades de saúde, os 24h dos bairros Próspera e Boa Vista, a Policlínica do distrito de Rio Maina e o Centro de Saúde localizado em frente ao Hospital São José também realizam o cadastro. Para fazer o Cartão SUS os pacientes deverão levar fotocópia da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

O novo sistema informatizado da Secretaia do Sistema de Saúde de Criciúma exige que todos os usuários disponham do cartão para utilizarem os serviços. Segundo o coordenador do Cartão SUS, desde o ano passado, Criciúma já posssui um número de aproximadamente 130 mil pessoas cadastradas com cartão. "Este procedimento é uma exigência do Governo Federal. Nós não vamos parar de fazer os cartões SUS, mas pedimos para que os usuários aos poucos procurem uma unidade para e adquirir o seu. Desde o ano passado estamos nos organizamos para que todos os criciumenses tenham o cartão", comentou Netto.

Segundo a secretária adjunta da pasta, Kelly Cristina Ferreira, após uma pesquisa feita pela secretaria, 25% dos atendimentos realizados em Criciúma são de pacientes de outros municípios. ""Essa demanda elevada causa uma super lotação nas unidades de pronto atendimento. Por isso priorizamos o cadastramento dos moradores de Criciúma e é importante que o usuário faça o seu cartão em seu município de origem", explica.

A prioridade aos criciumenses será também no atendimento nos serviços da saúde, conforme Kelly. "Só vamos atender munícipes de outras cidades se for caso de emergência ou de extrema urgência. Todos os municípios já estão cientes dessa medida. Nosso maior objetivo é à garantia dos serviços ao cidadão criciumense", ressaltou.

Mais informações:
Texto: Fran Lima
Kelly Ferreira Cristina:
Diretoria Executiva de Comunicação: 9164.5238 ou 9162.8993
www.criciuma.sc.gov.br

 

______________________________
Diretoria Executiva de Comunicação
3431.0047 ou 9162.8993


——————————————————————————–