A Secretaria do Sistema de Saúde e o Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde (PET/Saúde) realiza, hoje, (02), no bloco O da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), uma capacitação dos enfermeiros das unidades Estratégia Saúde da Família (ESF). Os profissionais terão oficinas de grupos terapêuticos com hipertensos e diabéticos.
Para o secretário municipal do Sistema de Saúde Silvio Ávila Junior, através deste curso os profissionais poderão atender melhor as pessoas que utilizam os serviços da saúde do município. "Estamos qualificando os enfermeiros pensando na melhoria do atendimento da população usuária do serviço, otimizando o trabalho e levando a uma menor dependência da unidade de saúde", destaca.
A capacitação é composta de 10 encontros de educação em saúde para 2012. Aplicar estes encontros nas ESF do município é uma intervenção proveniente de pesquisa realizada pela Secretaria do Sistema de Saúde em Criciúma. O levantamento apontou que a hipertensão e o diabetes, embora males antigos, apresentam nos dias atuais importância significativa no número de internações hospitalares, complicações cardiovasculares e óbitos. No entanto, se controladas, são patologias que apresentam um convívio possível com os seus portadores permanecendo sem complicações por longo tempo.
De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Franciele Lazzarin de Freitas Gava, foram construídas 10 oficinas de grupos terapêuticos aos portadores de doenças crônicas como hipertensão arterial e diabetes com abordagem interdisciplinar, envolvendo estudantes dos cursos de graduação na área da saúde. "Hoje, o curso será realizado o dia todo das 8 às 17 horas, sendo que esta palestra é para todos os enfermeiros que trabalham com a Estratégia Saúde da Família, totalizando assim 33 profissionais", declara.
Mais informações:
Franciele Lazzarin/99043885
Silvio Ávila Junior/91645291