O vice-prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, percorreu alguns pontos da cidade, que foi atingida pelo temporal na noite desse domingo (19). Os fortes ventos que chegaram com a velocidade de 130 km/h, assustaram moradores dos bairros Sangão, Primeira Linha, Morro Estevão, Pedro Zanivam e São João. As pessoas dessas localidades tiveram suas casas destelhadas e ficaram sem energia elétrica.
A Defesa Civil do município coordenada por Ângela Mello, já está averiguando a situação e fazendo o levantamento do prejuízo causado pela tempestade.
De acordo com Ângela, a população do município precisa ficar atenta a tudo que está acontecendo. Como a região é propícia a temperaturas altas, não está descartada a possibilidade de novos temporais e intempéries climáticas nos próximos dias.
"Não temos a precisão que vai ocorrer de novo, mas como o calor é intenso, todos precisam ter cuidados e se protegerem, caso uma nova tempestade esteja se formando. Pode ocorrer chuvas fortes em alguns pontos isolados". Até o momento, 300 pessoas tinham sido afetadas pelos fortes ventos.
Para o vice-prefeito, a cidade foi pega de surpresa, mas tudo está sendo feito para que a situação volte ao normal. "Vamos ver qual foi a proporção dos estragos e vamos tentar achar uma solução para que tudo possa ocorrer com tranqüilidade".
Segundo o Meteriologista da Epagri/Ciram, Clóvis Levien Correa, o fenômeno que ocorreu na região sul foi uma espécie de micro-explosão. "Isso acontece, porque o vento que está nas nuvens desce até o solo. Quando ele bate na terra, cria essa explosão, onde forma rajadas de grande intensidade", afirma.
Mais informações: 9164/5298
Texto: Mateus Mastella
Foto: Fran Lima
Diretoria Executiva de Comunicação
——————————————————————————–