Dependentes químicos serão identificados para tratamento

Um projeto para acolher usuários de drogas será implantado nesse primeiro semestre do ano pelo Governo do Município, por meio da secretaria do sistema Social. Nove profissionais serão selecionados para fazer parte de um grupo que vai sair nas ruas para identificar usuários e colocar em prática os serviços de orientação.

De acordo com o secretário do sistema de Saúde, Sílvio Ávila Júnior, o objetivo é oferecer possibilidade de tratamento aos dependentes químicos, além de fazer trabalhos de conscientização e encaminhamentos ao Centro de Atenção Psicossocial para álcool e outras drogas (CAPS- AD).

Conforme explica o coordenador de saúde mental, Denílson Rodrigues Fonseca, no primeiro momento será feito um contato pessoal com o usuário no centro da cidade. Depois o grupo se volta para os bairros que necessitam de mais atenção como o Paraíso e o Renascer. "Nesses casos que envolvem dependência química, as pessoas não procuram o atendimento de saúde, por isso é importante haver um trabalho como esse, que vai até elas" complementa o coordenador.

O grupo vai trabalhar em paralelo com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que já faz o reconhecimento desses indivíduos.

Fonseca também comenta que muitas vezes o problema está em reestabelecer a vida social. Através das parcerias e do Governo é possível encontrar possibilidades para fazer os encaminhamentos necessários. A equipe será composta por um médico, um psicólogo, um enfermeiro, um assistente social, um técnico em enfermagem e quatro agentes redutores de danos.

 

Mais informações:

Denílson Rodrigues Fonseca – 34458410

Texto: Jessica Rosso

Diretoria Executiva de Comunicação – 9162-8993 e 3431-0047