A Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) ganhou mais um reforço para efetuar a coleta seletiva de lixos nos bairros do município. Um caminhão foi adquirido pela empresa JC/Lopes, prestadora dos serviços para que mais localidades possam ter a coleta de material reciclável.
Atualmente a coleta é realizada em seis bairros por um caminhão. Para o presidente da Famcri, Giovano Izidoro, com mais um veículo o atendimento será ampliado e com isso, um número maior de casas e empresas que queiram fazer a reciclagem poderão ser beneficiadas.
O presidente ainda ressalta a importância de separar esses materiais que podem ser reaproveitados. "As pessoas tem que se preocupar em reciclar esses materiais que causam danos ao meio ambiente, pois, muitas vezes são depositados em lugares indevidos".
Além desse trabalho de reciclagem que é feito nos bairros, existem os contêineres espalhados pelo centro de Criciúma. Eles estão destacados em duas cores, amarelo que indica o depósito de materiais recicláveis e verde, que serve para colocar os resíduos orgânicos.
Saiba mais -Materiais recicláveis são: Papeis de todos os tipos: caderno, papelão, caixas de sabão em pó, embalagens de pães, etc. Plásticos: garrafas de refrigerantes, bolsas plásticas, potes de doce, perfume, detergentes e demais embalagens plásticas. Todos devem ser limpos após o uso. Metais: Todos os tipos. Vidros: garrafas de cerveja, conservas, frascos de perfume e outros recicláveis. Os quebrados devem ser colocados em caixas de papelão ou de leite.
Lixos que não são recicláveis -São plásticos com carnes e frangos, papéis higiênicos e absorventes, fraldas descartáveis, isopor, embalagens de óleo de cozinha e retalhos de roupas.
Lixo orgânico -São os restos de alimentos, cascas de frutas e verduras e outros, que podem serutilizados em hortas como adubos.
Mais informações:
Giovano Izidoro: 9164.5239
Texto: Lucas Sabino
Fotos: Divulgação/Arquivo Decom
Diretoria Executiva de Comunicação
——————————————————————————–